Exposição assinala aniversário da Ponte 25 de Abril
Exposição assinala aniversário da Ponte 25 de Abril
Infraestruturas de Portugal mostra “A Ponte que nos liga”
No mês em que assinala o 49.º aniversário, a Ponte 25 de Abril dá o mote a uma exposição itinerante, promovida pela Infraestruturas de Portugal, com o apoio da JCDecaux, que pode ser visitada a partir de 14 de agosto, na Estação de Santa Apolónia, em Lisboa.
“A Ponte que nos liga” revisita as datas que marcaram a história desta infraestrutura mas centra-se, sobretudo, no registo iconográfico da construção da ponte que ligou a margem norte à margem sul do rio Tejo e que, ao longo de 49 anos, soube adaptar-se e responder às necessidades de mobilidade urbana, acompanhando o processo de metropolização a sul.
Inaugurada a 6 de agosto de 1966, como “Ponte Salazar”, foi rebatizada “Ponte 25 de Abril” após a Revolução de 1974 sendo, desde sempre, considerada uma obra maior da engenharia portuguesa e um símbolo do país e da sua capital.
O crescente movimento, bem como as filas de trânsito constantes no acesso à ponte, conduziram à introdução do comboio, em junho de 1999, tal como inicialmente projetado. Atualmente, a ferrovia regista uma afluência de cerca de 174 comboios/dia e, a rodovia, mais de 140.000 veículos diários.
“A Ponte que nos liga” é uma mostra itinerante, composta por 16 fotografias, que pode ser visitada até 3 de setembro na Estação de Santa Apolónia, de 4 a 30 de setembro, na Estação de Roma-Areeiro, seguindo depois viagem para a Estação de Lisboa-Oriente, até 20 de outubro.