Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

Exposição assinala aniversário da Ponte 25 de Abril

Exposição assinala aniversário da Ponte 25 de Abril

Infraestruturas de Portugal mostra “A Ponte que nos liga”

 

6%20de%20agosto,%201966©Infraestruturas%20de%20Po

 

No mês em que assinala o 49.º aniversário, a Ponte 25 de Abril dá o mote a uma exposição itinerante, promovida pela Infraestruturas de Portugal, com o apoio da JCDecaux, que pode ser visitada a partir de 14 de agosto, na Estação de Santa Apolónia, em Lisboa.

 

“A Ponte que nos liga” revisita as datas que marcaram a história desta infraestrutura mas centra-se, sobretudo, no registo iconográfico da construção da ponte que ligou a margem norte à margem sul do rio Tejo e que, ao longo de 49 anos, soube adaptar-se e responder às necessidades de mobilidade urbana, acompanhando o processo de metropolização a sul.

 

Inaugurada a 6 de agosto de 1966, como “Ponte Salazar”, foi rebatizada “Ponte 25 de Abril” após a Revolução de 1974 sendo, desde sempre, considerada uma obra maior da engenharia portuguesa e um símbolo do país e da sua capital. 

 

O crescente movimento, bem como as filas de trânsito constantes no acesso à ponte, conduziram à introdução do comboio, em junho de 1999, tal como inicialmente projetado. Atualmente, a ferrovia regista uma afluência de cerca de 174 comboios/dia e, a rodovia, mais de 140.000 veículos diários.

 

“A Ponte que nos liga” é uma mostra itinerante, composta por 16 fotografias, que pode ser visitada até 3 de setembro na Estação de Santa Apolónia, de 4 a 30 de setembro, na Estação de Roma-Areeiro, seguindo depois viagem para a Estação de Lisboa-Oriente, até 20 de outubro.

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.