Exposição "(Co)Habitar" :: Inauguração Casa da América Latina e UCCLA
A Casa da América Latina e a UCCLA - União de Cidades Capitais de Língua Portuguesa vão inaugurar, no dia 30 de setembro a sua nova sede conjunta na Avenida da Índia, nº110, Lisboa.
A cerimónia oficial vai decorrer pelas 12h00, contando com a presença do Primeiro-Ministro, António Costa, do ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, do ministro da Cultura, Luís Filipe de Castro Mendes, da secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, Teresa Ribeiro, do presidente da Câmara de Lisboa, Fernando Medina, do presidente da Câmara de Maputo, David Simango, assim como de altas personalidades de referência nacional e das cidades que representam as duas instituições.
No mesmo dia, será também inaugurada, pelas 18h30, num cocktail aberto ao público em geral, a exposição de arte contemporânea "(Co)Habitar". Esta reúne um conjunto de obras da autoria das artistas Lia Chaia (br) e Andrea Brandão (pt), que exploram o espaço habitável em diferentes vertentes.
Além de pensar a partilha do espaço por parte das duas instituições, nesta nova sede, a exposição propõe uma reflexão sobre a cidade como espaço heterogéneo, constituído por múltiplas camadas em constante conflito, mas também adaptação, articulação e encontro.
Serão ainda apresentados vídeos de Daniel Barroca, Eurídice Kala, Cinthia Marcelle, e Carolina Saquel e performances de Joana Bastos, Lia Chaia e Eurídice Kala, ao longo de uma programação paralela que inicia no dia seguinte (1 de outubro) e se estende até 30 janeiro de 2017.