Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

Exposição coletiva "Artistas, Património e o Museu"

ARTISTAS, PATRIMÓNIO E O MUSEU

José de Guimarães; Julien Creuzet; Kiluanji Kia Henda; 
Mariana Caló e Francisco Queimadela; Sergio Verastegui; Susana Gaudêncio e Théo Mercier

descarregar (29).jpg

 

Exposição:  1 a 28 de fevereiro 2022  | Terça a domingo, 10h - 17h
Inauguração oficial: 12 fevereiro | 17 h às 20h

No próximo dia 1 de fevereiro abre ao público a exposição coletiva "Artistas, Património e o Museu" com os artistas José de Guimarães; Julien Creuzet; Kiluanji Kia Henda; Mariana Caló e Francisco Queimadela; Sergio Verastegui; Susana Gaudêncio e Théo Mercier, no Museu Nacional de História Natural e da Ciência da Universidade de Lisboa. A inauguração oficial realizar-se-à dia 12 de fevereiro, das 17h às 20h. 

I
nserida na programação oficial da Temporada França-Portugal 2022, esta iniciativa tem a chancela do CeiED - Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento, Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologia de Lisboa, a curadoria de Marta Jecu, investigadora auxiliar do CeiED e de Sofia Marçal Museologa do MUHNAC e o apoio na produção e comunicação da Ocupart.

A Temporada Cruzada Portugal-França 2022 é uma iniciativa de diplomacia bilateral entre Portugal e França, que visa aprofundar o relacionamento cultural entre estes dois países.

No contexto da preocupação com o património extra-europeu, com a história da museologia e o pensamento colonial e decolonial ligado a ela, esta exposição pretende refletir na forma como o Museu promove hoje a reapropriação do passado e como a arte contemporânea pode oferecer novas soluções expositivas e novas maneiras de interpretar e visualizar esta informação.
  
Esta exposição faz parte de um projeto multicisplinar bilateral, organizado por Marta Jecu,  integrado e apoiado pela Temporada França - Portugal 2022 e será acompanhada por um programa educativo realizado com membros do Departamento de Museologia da Universidade Lusófona.
 


EVENTOS DO PROJETO BILATERAL PARA 2022:
 
1. Programa educativo para o grande público, com membros do Departamento de Museologia da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Lisboa. 
MUHNAC | 20-28 de fevereiro 2022
 
2. Conferência na Fondation Maison des Sciences de l'Homme (FMSH), com investigadores e alunos franceses e portugueses abrindo a questão transversal da arte contemporânea como ferramenta para repensar o patrimônio.
FMSH, Paris, 3-7 outubro 2022
 
3. Eventos e conversas performativas em Arles,  (durante os Rencontres d´Arles), em colaboração com a galeria HighArt, Paris / Arles.
Arles | Julho 2022
 
4. Publicação/catálogo,  com material artístico e de pesquisa. Uma colaboração do departamento de Museologia da Universidade Lusófona Lisboa, CeiED Universidade Lusofona Lisboa,  La Fondation Maison des Sciences de l'Homme (FMSH), Paris
 
5. Residência artística de Raphael Grisey, referente à coleção de plantas e sementes do Jardim Botânico.
MUHNAC | abril 2022.
 



PARCEIROS: 

CeiED, Centro Interdisciplinar de Educação e Desenvolvimento, Universidade Lusofona, Lisboa, https://www.ceied.ulusofona.pt/en/ 
Departamento de Museologia, Universidade Lusofona, Lisboa, http://www.museologia-portugal.net/ 
Museu Nacional de História Natural e da Ciência da Universidade de Lisboa, Lisboa, https://www.museus.ulisboa.pt/ 
FMSH, Fondation Maison des Sciences de l'homme (FMSH), Paris, https://www.fmsh.fr/en 
Galerie High Art Paris/Arles, https://highart.fr/info/  
Galerie Mor Charpentier, Paris, https://www.mor-charpentier.com/ 
Galeria Filomena Soares, Lisboa, http://gfilomenasoares.com/ 
Ocupart - Arte em Espaços Improváveis, Lisboa -  https://ocupart.pt
Temporada França-Portugal 2022, https://culturaportugal.gov.pt/pt/saber/2021/09/temporada-cruzada-portugal-franca-2022/

 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.