Exposição “Concurso Público de Arquitectura: Museu Nacional da Resistência e da Liberdade” no Museu de Arte Popular até 16 de Setembro
Está patente, no Museu de Arte Popular, em Lisboa, até ao dia 16 de Setembro, a Exposição “Concurso Público de Arquitectura: Museu Nacional da Resistência e da Liberdade”, que reúne os trabalhos concorrentes ao Concurso da Fortaleza de Peniche promovido pela Direção-Geral do Património Cultural (DGPC) com a assessoria técnica da OASRS. A entrada na exposição é livre.
Recorde-se que o Concurso Público de conceção para a elaboração do projeto de arquitetura do Museu Nacional da Resistência e da Liberdade na Fortaleza de Peniche teve como objectivo levar à "recuperação, requalificação e valorização da Fortaleza de Peniche, Monumento Nacional na consciência coletiva nacional com vista ao fortalecimento do sentimento de identidade partilhada. Desde a sua construção, a história da Fortaleza está marcada por acontecimentos relevantes da história de Portugal, como a defesa da soberania nacional; as invasões napoleónicas; as lutas liberais; a opressão do regime fascista; e o acolhimento dos regressados das colónias portuguesas após o 25 de Abril de 1974".
Contando com 22 propostas concorrentes, o concurso foi ganho pelo projecto do arquitecto João Barros Matos, do atelier AR4 (imagem em anexo).
A exposição pode ser visitada de quarta a domingo, das 10h00 às 18h00. Aos sábados e domingos encerra das 13h00 às 14h00.
Exposição “Concurso Público de Arquitectura: Museu Nacional da Resistência e da Liberdade”
Até 16 de Setembro
Museu de Arte Popular
Avenida de Brasília
Telef: 21 301 12 82