exposição de Gilberto Gaspar (pintura) e José Henrique Prado (escultura cerâmica) - 8/09
No dia 8 de setembro, pelas 18:00h, inaugura a exposição“Retrato”, um projeto artístico que junta o pintor Gilberto Gaspar e o escultor/ceramista José Henrique Prado. Trata-se de uma exposição idealizada pelos dois artistas antes de ser proposta, em 2019, à Galeria Beltrão Coelho e que agora finalmente se concretiza. As obras que os artistas criaram para esta coleção visam despertar consciências, originar momentos de introspeção, reflexões mais aprofundadas sobre a vida. O poema de Fernando Pessoa serviu de mote aos trabalhos conjuntos:
..."Fiz de mim o que não soube,
E o que podia fazer de mim não o fiz.
O dominó que vesti era errado.
Conheceram-me logo por quem não era e não desmenti, e perdi-me.
Quando quis tirar a máscara,
Estava pegada à cara.
Quando a tirei e me vi ao espelho,
Já tinha envelhecido.
"... in "Tabacaria" de Álvaro de Campos
Gilberto Gaspar (pintura)
Nasceu em 1964, em Lisboa e começou a expor os seus trabalhos na década de 90. Na sua formação consta o Curso de Imagem e Comunicação Audiovisual da Escola Artística Antonio Arroio, Desenho da S.N.B.A., frequência do curso de Artes Plásticas da Escola Superior de Arte e Design das Caldas da Rainha e do 3º. Ano do curso de Artes Plásticas variante de Pintura da Faculdade de Belas Arte de Lisboa.
José Henrique Prado (escultura cerâmica)
Nasceu em Lisboa, em 1958 e está ligado à área da cultura, das artes e teatro desde 1976, ano no qual iniciou a sua formação em cenografia. Até ao ano de 1979 colaborou com o Teatro Nacional de S. Carlos sob a orientação de reconhecidos artistas plásticos e cenógrafos tais como Hugo Manoel, Ferruchio Vilagrossi e Samuel Azavey Torres de Carvalho (SAM).
Trabalhou com diversos mestres ceramistas dos quais se destacam Alberto Bustos, Alexandra Silva, Catarina Nunes, Inês Diana Salgado, Maria Helena Brízido, Maria João Ribeiro, Nadine Géniou, Ricardo Lopes e Rute Marcão.