Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

Exposição de Sofia Areal no BAG em Leiria

 

DIÁLOGOS VISUAIS

 

de SOFIA AREAL

 

no BAG - Banco das Artes Galeria em Leiria

 

Inauguração: dia 11 de Fevereiro às 16h00

 

Patente de 12.02.23 a 22.05.23

 

 

 

 

Sofia Areal inaugura no Banco das Artes Galeria (BAG) em Leiria, no Sábado, dia 11 de Fevereiro às 16h00 a exposição, “Diálogos Visuais” com a curadoria de Martim Brion.

 

A exposição conta com cerca de 50 obras em tela e papel de diversos anos, com principal foco nos trabalhos a partir de 2010. Sendo que a grande maioria dos trabalhos pertence à colecção Areal de Brion.

 

Esta exposição foca-se na cor e nas suas interacções entre os diferentes conjuntos de cores, os materiais utilizados para produzir a cor, o material que absorve a cor, a forma como as diferentes obras interagem entre si e as diferentes salas. Pois este espaço tem um lado particular; é composto por várias salas de diversos tamanhos. Isto abre o espaço para vários diálogos visuais, que são depois parte de um maior. Em última análise, tudo isto se relaciona então com o espectador, como, ao vaguear pelas várias salas com as suas diferentes configurações e obras, o espectador se irá sentir e o que irá pensar. Um diálogo multifacetado. Tal como na vida, assim como na arte, tudo é sempre composto por múltiplas camadas influenciadas por inúmeros factores e é a partir desta situação aparentemente caótica que tudo é trazido à tona de água.

As obras escolhidas representam uma secção do trabalho de Areal ao longo dos anos, com um maior foco nas obras realizadas a partir dos anos 2000. A selecção é também baseada em dois pontos principais. Na novidade, uma parte importante das obras presentes, nunca foram apresentadas publicamente. Por outro lado, a ideia era utilizar estas várias salas para criar diferentes diálogos visuais entre as obras dentro de cada sala, utilizando também obras com tons e formas que possivelmente estão menos frequentemente associadas ao conjunto principal de trabalho de Areal. Pode-se pensar que cada sala é por si só uma mini-exposição, que depois leva à outra e assim por diante, uma cadeia de exposições ou diálogos múltiplos.

Outra ligação que é procurada e trabalhada é a extensão deste diálogo a outros campos visuais como o cinema/teatro, ou campos, tais como a literatura, que influenciaram Areal com a sua capacidade para gerar visualizações destas aproximações não visuais. Em termos de cinema/teatro uma ligação com o trabalho de Jorge Silva Melo, um dos grandes do campo visual em Portugal, que faleceu recentemente, e ao qual gostaríamos de prestar homenagem. Areal e Silva Melo tinham uma amizade muito forte de vários anos e trabalharão juntos por diversas vezes. O ponto culminante da sua relação foi o filme realizado por Silva Melo sobre a obra de Areal, que faz parte de uma série de filmes sobre artistas portugueses. Mas a parte mais importante desta relação foram os encontros habituais, as conversas, as ideias trocadas, que é o que cria uma base para os picos de visualização. Do lado da literatura, acrescentaram-se várias citações ao espaço expositivo, citações de autores como Cesare Pavese, ou Cesário Verde, e também de artistas, como Pablo Picasso. Todos participantes muito importantes neste diálogo do próprio que é depois traduzido numa expressão gestual da cor. O diálogo é uma parte inegável da vida e uma das bases da sociedade, da compreensão ou da falta dela.