Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

Exposição 'Dear India' inaugura em maio em Lisboa

Carolina Piteira juntou-se ao documentarista HumanEyes e ao fotógrafo Roberto Zampino para levar à capital a arte e a alma viajante da geração millennial

 

Exposição ‘Dear India’ inaugura em maio em Lisboa conjugando pintura, fotografia e vídeo

 

Uma exposição autêntica e envolvente resultante de uma viagem a três ao coração da India, da sua cultura, das suas cores e das suas gentes. “Dear India” cruza as perceções e emoções vivenciados e manifestados na arte da pintora Carolina Piteira, do documentarista HumanEyes e do fotógrafo Roberto Zambino. A exposição, que conta com o patrocínio da Embaixada da Índia, estará patente entre 6 de maio e 3 de junho, no 134 da Rua da Conceição, em Lisboa.

 

image002.jpg

 

 

Recém premiada com o Woman Art Award 2018, a pintora Carolina Piteira prepara-se para inaugurar no próximo mês de maio a exposição “Dear India”, resultado de uma recente viagem partilhada com Guilherme Melo Ribeiro, criador da HumanEyes, e o fotógrafo Roberto Zampino. Esta cooperação nasce da vontade destes três artistas em mostrarem que a comunicação e a partilha têm maior impacto do que a individualidade, juntando as três perspetivas sobre os momentos vividos nesta aventura que une propósito, arte e inspiração.

 

Com mais de 30 obras criadas por Carolina Piteira, 15 registos fotográficos de Roberto Zampino e registo vídeo que conecta cada momento partilhado pelos artistas, esta é uma exposição inovadora, característica desta geração millennial, que pretende inspirar e preservar o lado mais humano da comunicação.

 

Em março, a artista Carolina Piteira expôs um dos quadros pertencentes à coleção “Dear India”, "Praying at the Ganges River", no Liquid Room - The Labyrinth, em Veneza, e o "Where flowers bloom" igualmente incluído nesta coleção, esteve presente já este mês no Woman's Essence Show, em Madrid.

 

A exposição, de entrada gratuita, estará aberta ao público a partir de 6 de maio, na Rua da Conceição, nº 134. O horário de funcionamento será das 14h00 às 20h00 de quarta-feira a domingos. Excepcionalmente, na primeira semana de inauguração, “Dear India” poderá ser visitada também nos dias 7 e 8 de maio.

 

 

 

 

PERFIS ARTISTAS ‘DEAR INDIA’

 

image001.jpg

 

Carolina Piteira iniciou a sua licenciatura em Pintura na Universidade Superior de Belas Artes de Lisboa, mas foi na Universidade de East London que terminou o curso. Ao longo dos últimos anos foi distinguida com vários prémios, incluindo o DegreeArt Signature Art Award, e expôs em Londres, Paris, Roma, Atenas e Lisboa, com vários grupos e exposições individuais.

Em 2014 a artista foi nomeada pelo ministro da Economia Embaixadora do projeto ‘Portugal Sou Eu’, representando e apoiando a marca ‘Portugal’ enquanto artista emergente no estrangeiro.

Em 2015, foi convidada para fazer parte da coleção "Imago Mundi", com obras encomendadas e coletadas por Luciano Benetton.

A sua última exposição individual intitulada "O Encontro", com trabalhos em grande escala, arrecadou fundos para criar a Fundação ‘Portugal Genial’, dedicada a promover o desenvolvimento artístico de talentos nacionais que se evidenciam nas suas áreas de criação.

Atualmente Carolina Piteira vive entre Londres e Lisboa.

https://carolinapiteira.com/

 

 

image011.jpg

 

HumanEyes, é um projeto de Histórias de viagens autênticas à volta do mundo criado em 2017 pelo jovem empreendedor Guilherme Melo Ribeiro, fundador da TheFlyingMan®. HumanEyes assume-se como um “wake up call” para inspirar as pessoas a viverem intensamente, retirarem mais de cada dia e serem melhores seres humanos, através da partilha de histórias reais de pessoas que viajam com propósito e humanizam as suas viagens. Pretende afirmar-se como uma referência mundial de conteúdo de viagem humano, envolvente e autêntico, pelo “Storytelling” inspirador e pela abordagem criativa.

O teaser de lançamento do HumanEyes chegou a mais de 4 milhões de pessoas, com features nas maiores páginas de viagens e lifestyle do mundo, com Unilad, Beautiful Destinations, 9Gag, Matador Network, entre muitas outras. Em 2017 o projecto foi reconhecido com o prémio de melhor conteúdo de viagem pela Momondo.

Guilherme Melo Ribeiro trabalhou com marcas como a Four Seasons, Mercedes-Benz, Uniliver, L’Oréal, Turismo da Irlanda, Turismo do Butão, Turismo dos Açores, bem como com personalidades como Garrett McNamara, Luís Figo e Joana Schencker, entre outros.

https://humaneyes.co/

 

 

image012.jpg

 

Roberto Zampino tem sua própria escola de fotografia, dá conferências em todo o mundo e conta com trabalhos publicados no La Repubblica, Geo, Pirelli, LastMinute.com, entre várias outras revistas internacionais.

Sempre á procura de caminhos que podem inspirar os outros a olhar a vida de uma perspetiva diferente e mais significativa, Roberto tornou-se um Life Coach qualificado e reconhecido pela National Coaching Association.

Curioso por natureza e uma mente inquisitiva, Roberto explora culturas e lugares onde apenas poucos tiveram a oportunidade de estar e experienciar. Considera realmente importante abordar as pessoas com dignidade e respeito, conquistar sua confiança e vínculo para fazer uma reportagem honesta e genuína.

http://www.robertozampinophoto.com/