Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

Exposição "Diversidades" de Francisco Mesquita

 


DIVERSIDADES
Pintura e Escultura de Francisco Mesquita

89c02cb8-cd14-4847-864c-21140e608952 (2).jpg

 

 
13 de setembro a 14 de outubrode 2016
Dias úteis das 8h30 às 17h30

 

FRANCISCO MESQUITA

Francisco Mesquita é natural de Trás-os-Montes mas reside em Portimão há cerca de quatro anos.
Aos dez anos de idade emigrou com a família para Moçambique, onde viveu quatro anos, e em 1975 mudou-se para a África do Sul, onde residiu até 1986. Nesse ano regressou a Portugal mas, dois anos depois emigrou para a Suíça país onde ficou durante cerca de vinte e cinco anos.
Desde muito jovem que despertou em si uma grande curiosidade e interesse na construção de vários objetos em madeira e outros materiais. Este talento foi desenvolvido durante o seu percurso escolar, onde foi aperfeiçoando o desenho e os trabalhos manuais, acabando por obter bons resultados nestas disciplinas.
Durante o tempo que esteve a viver na Suíça começou a dedicar-me à pintura e escultura. Antes, já tinha executado alguns trabalhos artísticos, mas apenas para satisfação pessoal e utilização no dia-a-dia, visto ter a possibilidade de trabalhar em madeiras e outros materiais que poderiam ser transformados em esculturas.
Começou a dedicar mais tempo a esculpir e, com o apoio do município suíço onde vivia, realizou várias exposições e hoje algumas das suas obras encontram-se em jardins e habitações daquele país.
Em Portugal, já realizou algumas exposições no Alentejo
e no Algarve.
As suas obras e no seu estilo têm uma forte influência africana devido à sua passagem por África e o seu interesse pela cultura africana.