Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

Exposição do Arquivo EPHEMERA relativo ao 25 de Abril

Exposição “LIBERDADE (a SÉRIO). A Paz, O Pão, Habitação, Saúde, Educação pelo ARQUIVO EPHEMERA

Na Biblioteca Municipal do Barreiro | 22 abril às 11h00

 

 

A exposição que se realiza no âmbito das comemorações dos 48 anos do 25 de Abril e do Dia Mundial do Livro, tem como base cartazes artesanais de protesto da época.

A exposição abre as portas ao público em geral, oficialmente, apenas na manhã de 23 de abril e estará patente até 28 de maio, entre as 10h00 e as 20h00.

 

 

 

A exposição foi desenvolvida em parceria com o Arquivo EPHEMERA e com os Serviços de Biblioteca e Informação Documental da Universidade de Évora, podendo agora ser visitada na Biblioteca Municipal do Barreiro em toda a sua dimensão, imaginação e irreverência.

(…) “O protesto na rua, é um direito conseguido e consagrado na nossa Constituição, que nos leva ao exercício de liberdade e de imaginação. É uma forma de reivindicar os nossos direitos, de inscrever no espaço público intensidade e urgência, um desejo de transformar a sociedade. Como todos sabemos, nem sempre essa liberdade foi possível em Portugal, onde nos encontramos. Em muitos lugares, este direito ainda hoje é negado e punido com repressão e violência. Felizmente hoje, a liberdade conseguida no 25 de Abril, permite-nos ter voz e manifestarmo-nos com «liberdade a sério».

É nestes atos democráticos que são criados objetos simples e frágeis utilizados como armas, construídos muitas vezes no próprio momento, de papelão cortado ou rasgado e outros materiais dispensáveis (madeiras, tubos, estores), e onde se escreve a palavra de ordem, o slogan ofensivo, o poema irónico. Estes cartazes únicos são representativos das lutas por direitos e liberdades fundamentais e que nos identificam hoje tudo aquilo que nos move e une simultaneamente (…)”.

As ações de protesto são uma multiplicidade de vozes em diálogo, que nos confrontam com o nosso núcleo de princípios e valores. O improviso momentâneo, o ímpeto DIY, dá origem a peças de uma criatividade ímpar que aqui vão poder ser observadas.

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.