Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

Exposição | Epal faz viagem ao Mundo dos contadores de água | Estação Elevatória a Vapor dos Barbadinhos

 

 

A EPAL dá a conhecer uma coleção única de contadores de água dos meados do século XIX até à atualidade.

 

 

Lisboa, 20 fevereiro – A EPAL inaugurou ontem, dia 19 fevereiro, mais uma exposição no Museu da Água. “Viagem ao mundo dos contadores” é o nome da mostra que estará patente na Estação Elevatória a Vapor dos Barbadinhos e que faz um ‘rewind’ à origem e progresso do contador de água, enquanto equipamento aplicado para o controlo, medição e faturação de consumos de água. Desde meados do século XIX até à atualidade, os visitantes poderão observar o processo evolutivo do contador e do seu desenvolvimento técnico-científico, aplicado sobretudo no abastecimento de água na cidade de Lisboa.

 

Muito dos exemplares que integram o acervo do Museu da Água da EPAL - Empresa Portuguesa das Águas Livres, S.A. são de fabrico nacional e estrangeiro e constituem uma importante referência no panorama do património industrial e metrológico que importa trazer ao conhecimento de todos os públicos. Esta mostra invoca ainda, para além da história e das especificações técnicas, os mais importantes serviços relacionados com o seu fabrico, verificação, instalação e reparação e a leitura do consumo de água.

 

A “Viagem ao mundo dos contadores” termina com uma seção dedicada ao futuro, onde é evidenciado um conjunto de aplicações e procedimentos tecnológicos que perspetivam novas funcionalidades que promovem o uso eficiente da água.

 

 

  • Local: Estação Elevatória a Vapor dos Barbadinhos
  • Horário: 10h às 12h30 e 13h30 às 17h30, de terça a sábado

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.