Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

Exposição “Fun_Raising” questiona: “somos arte ou somos marca?”

1_Sub_vival Kit por Salvador Salazar.jpg

 

Os artistas Salvador Salazar, Luís Brito e Miguel Saboya Miranda juntaram-se para dar forma a um novo movimento: o “Sub_Realismo”, que coloca em reflexão a relação empresarial e a arte enquanto objecto. A exposição promovida pelo Edge Arts pode ser visitada de 6 a 28 de setembro no Espaço Amoreiras, em Lisboa. 

 

O Edge Arts promove a exposição “Fun_Raising” do coletivo de artistas composto por Luís Brito (escritor), Miguel Saboya Miranda (carpinteiro) e Salvador Salazar (artista plástico) que apresenta o manifesto “Sub_realismo”. Este movimento artístico, nascido em Lisboa tem como objetivo levantar questões sobre o mundo materialista e consumista em que vivemos, bem como a clivagem entre o mundo da arte e da arte de vender, sob a qual se rege a publicidade de marcas comerciais. Para tal o coletivo escreveu e ilustrou um livro bilingue, "O Manifesto sub_realista”, que dá a conhecer nesta exposição. O conceito da exposição “Fun_Raising” remete, ainda, para a necessidade que os projetos, artísticos ou não, têm de subsistir.

Esta exposição retrata a viagem dos artistas durante a apresentação do manifesto na cidade de Lisboa e o próprio “O Manifesto sub_realista". A exposição é composta por ilustrações e desenhos alusivos ao movimento do sub_realismo, textos e anagramas criativos, bem como documentação audiovisual das performances do coletivo em feiras de artes, onde, por exemplo, é possível vê-los com um carrinho de supermercado a vender merchandising próprio, mostrando com ironia e intervenção a sua marca.

A inauguração da exposição “Fun_Raising” está marcada para o próximo dia 6 de setembro, quinta-feira, pelas 18h30 no Edge Arts, Espaço Amoreiras, em Lisboa, com o objectivo de dar a conhecer o movimento “Sub_realismo, e chamar a atenção das pessoas, de forma impactante, para os conteúdos que o livro tem.

 

 

Sobre o  Sub_realismo 

 É um sub_movimento artístico, nascido em Lisboa. O prefixo “sub_” remete-nos para “estar por baixo de”. Nasce quando dois artistas se conhecem numa agência de publicidade, onde trabalham como criativos. Conheceram-se “sub_” a pressão de ter ideias para os outros, os clientes, os consumidores, a sociedade. Passados poucos anos, desistiram da publicidade, tornaram-se mais artistas, e agora “sub_” quer dizer substituição. Sub_realismo é uma forma de filosofia moderna. Uma reflexão sobre a essência da decadência, e a doença social é o seu caso de estudo.

 

Sobre os artistas

Salvador Salazar nasceu em Lisboa, onde vive e trabalha como pintor e ilustrador, a tempo inteiro. Já passou pela comunicação, pelo Design e pela fotografia, para agora perceber que o seu caminho é através das artes.

Luís Brito é escritor de viagens, com 4 livros publicados, pela Abysmo e Fundação Francisco Manuel dos Santos. Já passou pela publicidade, trabalhando como copywriter em 3 agências Lisboetas.

Miguel Saboya Miranda nasceu no Rio de Janeiro, e vive em Portugal há 5 anos. Já trabalhou em branding e, actualmente, dedica-se à carpintaria. Contribui criativamente para o sub_realismo, criando peças e molduras e ajudando na produção.

 

Legendas das imagens:

  1. Sub_vival Kit, acrílico e grafite sobre papel, 50x80cm, 2018, por Salvador Salazar
  2. Thug Life, acrílico e grafite sobre papel, 30x20 cm, 2018,  por Salvador Salazar

 

Exposição “Fun_ Raising” 

6 de setembro de 2018 – 28 de setembro de 2018

Inauguração

6 de setembro de 2018, pelas 18H30.

 

Horário

Espaço Amoreiras

2ª a 6ª feira 7h – 23h

sábados 9h - 21h

domingos e feriados 9h – 18h

Edge Arts (escritório)

2ª a 6ª feira 8h30 – 13h30