Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

Exposição “III pistas II obstáculos” reflete sobre o mundo empresarial português

Exposição “III pistas II obstáculos” reflete sobre o mundo empresarial português

 

 Artista Thierry Ferreira cria esculturas inéditas para o centro empresarial Espaço Amoreiras. A exposição promovida pelo Edge Arts pode ser visitada de 8 de março a 6 de abril no Espaço Amoreiras em Lisboa.

 

O Edge Arts promove a exposição “III pistas II obstáculos” do artista Thierry Ferreira, que consiste em duas esculturas inéditas de grande dimensão no átrio do Centro Empresarial Espaço Amoreiras, em Lisboa. As esculturas instaladas sobre 3 pistas de corrida convidam à reflexão sobre as dinâmicas e características que acontecem dentro de um centro empresarial, como o movimento, o desafio e a proatividade. A exposição pode ser visitada de 8 de março a 6 de abril.   

As duas esculturas de grande dimensão que compõem esta exposição, intituladas CUBIC#51021013 e CUBIC#51021092, procuram estabelecer um espaço virtual, típico do dia-a-dia modernista, e uma fuga desse espaço virtual em direção ao real. Permitem, ainda, que o visitante se movimente livremente, atravessando-as e observando-as dos mais diversos ângulos, e procuram implementar um confronto de ideias e realidades, para que o público recrie as suas próprias vivências e memórias daquele lugar.

Esta proposta plástica de Thierry Ferreira representa o olhar consciente do artista e uma projeção do gesto incisivo de um cenário de corridas, e é pensada pelo curador Mário Caeiro, no que escreve para a exposição.

O trabalho do escultor alcobacence, que já expôs em diversos espaços públicos de vários lugares do mundo, estuda como se relacionam o público e esses próprios espaços. De uma forma sintetizada as suas esculturas são “metáforas para o corpo humano” na medida em que protegem e isolam o ser humano do exterior.

 A inauguração da exposição “III pistas II obstáculos” está marcada para o próximo dia 8 de março, quinta-feira, pelas 18h30 no Edge Arts, Espaço Amoreiras, em Lisboa. 

Descarregue as imagens da exposição, em alta resolução, aqui

 

Thierry Ferreira

Thierry Ferreira nasceu em Alcobaça, onde vive e trabalha atualmente. Licenciou-se na Escola Superior de Artes e Design de Caldas da Rainha em 2009, e concluiu o mestrado na mesma instituição, em 2017.

Durante a sua carreira já recebeu vários prémios, tanto a nível nacional como internacional. Ganhou em 2017, o 1º prémio no VII Prémio Ibérico de Escultura da Cidade de Serpa e o Prémio “Bienal de Coruche – Percursos com Arte”. Foi menção honrosa em 2015, no VII International Sculpture Symposium, no Tehran, Irão. 

No ano de 2014 ganhou o seu primeiro prémio na Bienal Internacional de Escultura da Resistência, em Chaco, Argentina. Em 2011, o 2º Prémio no Festival Internacional de Arte Escultórica de Jingpo, China e, em 2008, o 1º Prémio de Escultura no Ansião, Portugal.

Thierry Ferreira tem desenvolvido esculturas públicas em diversas cidades internacionais, como em Sept-îles (Canadá), nas Caransebes (Roménia), no Tehran (Irão), no Penza (Rússia), em Julienne (França), na Resistência (Argentina), em Rawabi (Palestina), entre outros.

A sua obra tem tido destaque em diversas exposições, como “TIME is Love Screening”, no Programa Internacional de Vídeo Arte, em 2016; em “Flashback”, no Museu José Malhoa, nas Caldas da Rainha, em 2015; em “Schizophrenia#2”, no Festival de Vídeo Façade na Bulgária, em 2013; no “Doors open” Fórum, na Fundação Eugénio de Almeida, em Évora, em 2013; no “Project monsieur FERREIRA”, na Feira Internacional ARCO Madrid; no Museu Nacional Reina Sofia e no Museu Nacional do Prado ou o “Project monsieur FERREIRA”; no CAM na Fundação Calouste Gulbenkian e no Museu Berardo em Lisboa (2013) – Anteciparte, Museu do Oriente, em Lisboa.

 

Exposição “III pistas II obstáculos”

8 de março de 2018 – 6 de abril de 2018

Inauguração

8 de março de 2018 pelas 18h30

 

Horário

Espaço Amoreiras

2ª a 6ª feira 7h – 23h

sábados 9h - 21h

domingos e feriados 9h – 18h

Edge Arts (escritório)

2ª a 6ª feira 8h30 – 13h30