Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

Exposição imersiva inédita de Leonardo da Vinci chegou a Portugal

A experiência, que marca a 12ª edição de “A Arte Chegou ao Colombo”, está disponível até 7 de agosto. A entrada é gratuita.

Hoje, 21 de junho, “A Arte Chegou ao Colombo” inaugurou “Leonardo da Vinci — Experiência de Arte Imersiva”, uma exposição inédita sobre Leonardo da Vinci, um dos artistas mais importantes do Renascimento. Pela primeira vez em Portugal e num centro comercial, a exposição é gratuita e está aberta ao público até 7 de agosto. A 12ª edição do projeto de arte pública do Centro Colombo conta ainda com uma apresentação do Coro do Teatro Nacional de São Carlos e um mini ciclo de cinema com curadoria da Festa do Cinema Italiano.

 

A experiência de arte imersiva tem sessões a cada 15 minutos, numa sala com cerca de 150 metros quadrados, com cerca de  seis metros de altura e mais de 700m3, fazendo deste o maior volume já projetado na Praça Central, no Piso 0. A experiência deste museu temporário está dividida em seis partes, incluindo algumas das suas pinturas, intercaladas com uma visualização do artista através dos seus esboços e anotações sobre estudos de ciência, engenharia, arquitetura, entre outras áreas.

 

Os visitantes têm a oportunidade de contemplar as obras artísticas mais reconhecidas, bem como estudos científicos deste artista de renome mundial, numa verdadeira imersão de cores e sons, onde todos são convidados a mergulhar na obra de Leonardo da Vinci, que, em 2022, celebra o 570º aniversário de nascimento.

 

Talentos e genialidade de Da Vinci contada em seis capítulos

 

O arranque da exposição imersiva é feito com o “Homem Vitruviano”, um símbolo da Renascença e do próprio Da Vinci, seguindo-se um capítulo dedicado à pintura, com uma série de retratos femininos icónicos, como a “A Dama com Arminho”. Depois, são apresentados alguns dos estudos inovadores de máquinas militares concebidas por da Vinci, como “A catapulta” ou “A Arma de Cano Múltiplo”, e estudos hidráulicos, com esboços e notas sobre sistemas de circulação da água, culminando na obra-prima “A Virgem das Rochas”. A experiência prossegue com o caminho do artista enquanto arquiteto, com estudos geométricos e de igrejas planeadas centralmente, encimadas por grandes cúpulas e rodeadas por estátuas. Por último, podem ser contempladas as suas grandes obras-primas: “Santa Ana”, “Mona Lisa” e “A Última Ceia”.

 

Com edição e produção artística do Art Media Studio, esta experiência já esteve em seis países e estreou-se agora em Portugal e pela primeira vez num centro comercial em todo o mundo. O trabalho do Art Media Studio já foi adotado por alguns dos principais museus a nível mundial, como o Galleria Uffizi e a Galleria dell’ Accademia em Florença (Itália) ou o OCT Design Museum em Shenzhen (China), entre outros de renome.

 

O conceito e produção executiva ficou a cargo da State of the Art (SOTA), enquanto o projeto de arquitetura foi assinado pelo Diogo Aguiar Studio. “Leonardo da Vinci — Experiência de Arte Imersiva” conta ainda com a parceria institucional do Instituto Italiano de Cultura de Lisboa.

 

Também há cinema e ópera na 12ª edição de“A Arte Chegou ao Colombo”

 

A agenda da 12ª edição de “A Arte Chegou ao Colombo” vai contemplar outros dois momentos culturais na Praça Central, entre eles um momento musical com repertório opertático italiano reconhecido do público pelas vozes do Coro do Teatro Nacional de São Carlos, assinalando o 229º aniversário do mesmo.

 

Entre julho e agosto, vai decorrer ainda um mini ciclo de cinema curado pela Festa do Cinema Italiano em parceria com a Risifilm, com a exibição de três filmes dedicados aos grandes maestros da arte italiana — Leonardo da Vinci, Michelangelo e Caravaggio.

 

As exposições promovidas pela “A Arte Chegou ao Colombo”, um projeto pioneiro do centro que nasceu da vontade de divulgar, promover e democratizar a interação com a arte de forma gratuita e acessível a todos, já foram visitadas por mais de 1 milhão de pessoas ao longo destes mais de 10 anos.

 

 

Sobre A Arte Chegou ao Colombo

Lançado em 2011, “A Arte Chegou ao Colombo” é um projeto pioneiro do Colombo que contribui para a divulgação e promoção de atividades culturais, aproximando os visitantes do centro das diversas manifestações artísticas e promovendo a sua participação, democratização e interação com a Arte de forma gratuita e acessível a todos. Pode consultar mais informação sobre o projeto em anexo. Mais informações em www.colombo.pt/artecolombo/.

 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.