Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

Exposição itinerante “Padre Manuel Antunes, Sj: Pedagogo da Democracia (1918-1985)” para visitar em Loulé

Padre Manuel Antunes.jpg

 

Entre os dias 1 e 30 de agosto, vai estar patente ao público, na Biblioteca Municipal de Loulé, a exposição "Padre Manuel Antunes, sj: Pedagogo da Democracia".

De natureza aberta, inclusiva e criativa, esta é uma exposição itinerante, composta por doze painéis de grande interesse pedagógico, e concebida a pensar principalmente num público jovem. É uma exposição dividida em dez temas que acompanha o percurso biográfico do Padre Manuel Antunes e que dá a conhecer alguns passos da sua obra.

Senhor de uma grande cultura e de uma capacidade de ligar e analisar os grandes assuntos do passado em articulação com os momentos e as questões do presente, deixou uma obra escrita considerável.

Nascido há cem anos (1918-1985), formou-se na Companhia de Jesus, tornou-se padre jesuíta, foi professor de mais de 15 mil alunos na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Ensinou jovens que se tornaram grandes líderes, professores, poetas, escritores de Portugal, ajudou muitos com sabedoria e paciência revolucionária, aquando da perseguição política e da censura, de que também foi alvo.

Muitos dos seus alunos tornaram-se figuras conhecidas como Marcelo Rebelo de Sousa, Maria do Céu Guerra, Jaime Gama, Lídia Jorge ou Sophia de Mello Breyner Andresen, entre tantos outros. 

É, pois, o percurso e a obra desta figura fascinante, o Padre e Professor Manuel Antunes, sj, considerado um dos mais notáveis pensadores e pedagogos portugueses, que é dado a conhecer ao público nesta exposição.

A entrada é livre.

 

CML/GAP /RP

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.