Exposição "Joan Miró" pode ser visitada em Lisboa até 13 de fevereiro
Exposição “Joan Miró: Materialidade e Metamorfose” no Palácio Nacional da Ajuda prolongada
até 13 de fevereiro de 2018
08 SET 2017 – 13 FEV 2018
O Ministério da Cultura, através da Direção-Geral do Património Cultural (DGPC), e a Fundação de Serralves anunciam o prolongamento até ao próximo dia 13 de fevereiro da exposição “Joan Miró: Materialidade e Metamorfose” na Galeria D. Luís, no Palácio Nacional da Ajuda.
A mostra em Lisboa, que abriu ao público a 8 de setembro último, tinha o seu encerramento previsto para 8 de janeiro de 2018. É comissariada por Robert Lubar Messeri, destacado especialista na obra do pintor catalão, que também assinou a curadoria da sua apresentação original na Casa de Serralves, entre outubro de 2016 e junho de 2017.
Debruçando-se de forma particular sobre a transformação das linguagens pictóricas que o artista catalão começou a desenvolver nos anos 20 do século passado, a exposição abarca um período de seis décadas da carreira de Miró, de 1924 a 1981. No Palácio Nacional da Ajuda estão expostas as 85 obras da coleção que é propriedade do Estado português.
Por diversas vezes referenciada na imprensa internacional, esta mostra foi classificada pelo The Guardian como uma das 10 melhores exposições de arte patentes na Europa durante o outono de 2017. Mais recentemente, a revista de bordo da Air France considerou-a uma das cinco propostas “absolutamente” imperdíveis da temporada.
No Palácio Nacional da Ajuda, a exposição “Joan Miró: Materialidade e Metamorfose” pode ser visitada diariamente entre as 10:00 e as 18:00. Encerra à quarta-feira.