Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

Exposição NUS FEMININOS EM LIVRO VERMELHO

CONVITE(1)%20copy.jpg

 

Nus femininos em Livro Vermelho
Apresentação dia 16 na galeria da livraria Sá da Costa, em Lisboa

Ramón Sanmiquel é um notável retratista catalão, conhecido por um trabalho meticuloso, onde o nu feminino ou o martírio religioso surgem como temas recorrentes, numa abordagem contemporânea.
Depois de Oaxaca, no México, e Madrid – onde na passada semana foi apresentado no espaço da reputada editora La Fabrica –, o seu “livro vermelho” é agora disponibilizado em Portugal, numa iniciativa a realizar no próximo dia 16 de Julho, às 18h, na Livraria Sá da Costa, em Lisboa (Rua Garrett 100, ao Chiado), promovida pela Associação Aspas e Parênteses.
Reprodução à escala do seu livro de desenho, precisamente de cor vermelha, El Libro Rojo* é composto por 68 desenhos – a nu – pertencentes a prostitutas de diferentes nacionalidades, contratadas por Sanmiquel para serem retratadas.
Nas palavras do escritor e curador independente Rubén Bonet: “Estes esboços de El Libro Rojo estão impregnados de uma grande carga psicológica por um lado, e por outro, de uma sensualidade casual e quase quotidiana, desinibida, preguiçosa e divertida. Como se posar, e desenhar, tivessem a familiaridade, a magia e a carga erótica do acto sexual.
Estes retratos mostram regozijo, certa plenitude e orgulho de um corpo, que também é uma ferramenta de trabalho que as prostitutas sabem bonito e sedutor.”
El Libro Rojo é a primeira publicação da editora independente mexicana El Círculo Cuadrado Editores, apostada em livros de artista. Esta edição co-dirigida por Sanmiquel com Andrea Bellarruti teve uma tiragem de 400 exemplares, todos assinados pelo autor catalão, da qual 20 ainda incluem um desenho original, que juntos formam La Suite Mexicana, retratos de prostitutas feitas em Havana, Cuba, e no México, país onde Ramón Sanmiquel tem residido nos dois últimos anos.​

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.