Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

Exposição "O Regresso das Bandeiras" já recebeu mais de um milhar de visitantes

inauguração_3.jpg

 

Mais de mil pessoas já visitaram a exposição temporária “O Regresso das Bandeiras”, no Espaço Memória, inaugurada a 28 de fevereiro de 2016, no âmbito das “Comemorações dos 80 Anos da Jornada de Agitação e Luta de 28 de Fevereiro de 1935, no Barreiro”.

 

Recorde-se que esta mostra resulta de uma parceria entre o Município do Barreiro e o Arquivo Nacional da Torre do Tombo, entidade que tornou possível que as ‘bandeiras’, símbolos da referida Jornada de Agitação e Luta, pudessem ser mostradas à população. Até ao final de setembro, ficarão expostas ao público. A exposição prolonga-se até dezembro de 2016.

Refira-se que o “Processo das Bandeiras”, que se encontra no Serviço Nacional da Torre do Tombo, contem as provas que a Polícia recolheu, como são exemplo as Bandeiras, elementos de prova para o julgamento, em Tribunal Militar, dos participantes envolvidos nestas reivindicações.

 

Com ‘O Regresso das Bandeiras’, a Câmara Municipal do Barreiro procura contribuir com políticas públicas que visam não apenas a divulgação do passado de resistência e a valorização da memória das lutas contra a ditadura entre 1926-1974 mas, sobretudo, a transmissão de esperança às gerações presentes e vindouras, de que vale sempre a pena lutar, mesmo nas condições mais adversas.

“O Regresso das Bandeiras” tem como tema central um acontecimento: na madrugada do dia 28 de fevereiro de 1935, vários homens colam nas paredes e portas das casas das vilas do Barreiro e Lavradio manifestos e tarjetas com várias reivindicações contra o “Estado Novo” e são hasteadas bandeiras vermelhas em fábricas e nas principais ruas da cidade.  

 

A Exposição pode ser visitada no Espaço Memória situado na Rua 17, nº 10, Parque Empresarial do Barreiro. Poderá marcar uma visita guiada através do telefone 21 206 81 85, ou pelo email: espacomemoria@cm-barreiro.pt .

O Espaço Memória encontra-se aberto terça-feira a sábado, entre as 10h00 e as 13h00 e, no período da tarde, das 14h00 às 18h00.

 

O acervo documental conhecido por ‘Processo das Bandeiras’, parte integrante do arquivo da PIDE, está disponível no portal do Espaço Memória, em:

http://memoriaefuturo.cm-barreiro.pt/pt/portal/noticiasagenda/o-regresso-das-bandeiras-acervo-da-torre-do-tombo-disponivel-para-consulta.html

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.