Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

Exposição: Obras do Mestre Manuel Lima no novo Espaço Politécnico Lx

Até dia 27 de abril | Espaço Politécnico Lx | Benfica, Lisboa

Exposição_MestreManuelLima.jpg

 

 

Até dia 27 de abril, o recém-inaugurado Espaço Politécnico Lx, acolhe uma exposição dedicada ao Mestre Manuel Lima, artista plástico com uma vasta obra, muitas vezes inédita. São no total 38 obras que mostram as várias técnicas e abordagens e que refletem o percurso artístico de Manuel Lima. Desde pintura a óleo, carvão e guache, tinta da china, desenho a lápis, guache negro, acrílico, aos vários materiais, nomeadamente, o óleo aplicado sobre tela e sobre madeira.

 

A exposição inaugurada no Espaço Politécnico Lx, surge como forma de dar a conhecer ao público a vasta obra de Manuel Lima, considerado um mestre em várias áreas, nomeadamente como artista plástico, tendo produzido um conjunto de trabalhos, muito significativo, visível nos catálogos das exposições que realizou. Nascido em 1911, foi professor na Escola António Arroio, docente na Escola Superior de Belas Artes da Universidade de Lisboa, que frequentou, e onde concluiu o Curso Superior de Pintura.

 

Com uma forte ligação ao Teatro e ao Cinema, Manuel Lima, foi responsável, a partir de 1946, pela cenografia e direção artística de inúmeras produções, tendo trabalhado para várias salas e para vários géneros de Teatro. No cinema, a sua carreira iniciou como assistente de arte no filme Camões, de Leitão de Barros e continuou até 1972, com a direção artística de inúmeros filmes. A relevância do seu trabalho está bem patente nas obras que fez para edifícios públicos, onde estão incluídas pinturas que decoravam o salão nobre do Teatro Nacional D. Maria II.

 

A exposição vai estar patente até 27 de abril, de segunda a sábado, com entrada livre, no novo Espaço Polítécnico Lx, espaço recentemente inaugurado e concebido para receber mostras de cariz cultural e artístico. Paralelamente, e na sequência do cruzamento do percurso do mestre com o Teatro e Cinema, estão em exposição, na Escola Superior de Teatro e Cinema, na Amadora, trabalhos cenográficos e desenhos de Manuel Lima.

 

A inauguração do Espaço Politécnico Lx com a exposição do Mestre Manuel Lima é apenas a primeira de várias iniciativas que visam assinalar o 32.º aniversário do Politécnico de Lisboa, cuja cerimónia comemorativa vai decorrer a 3 de maio (quinta-feira), no Instituto Superior de Engenharia de Lisboa.

 

Teaser da exposição disponível aqui.

 

Exposição Mestre Manuel Lima - Entrada gratuita

 

Horário

Dias úteis das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30

 

Espaço Politécnico Lx

Edifício dos Serviços da Presidência do IPL

Estrada de Benfica, 529