Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

Exposição "Oceano - Mar é Vida" chega à Ericeira

image002.jpg

 

Uma viagem pela epopeia marítima, mas também pelos reflexos do mundo submarino, navegando entre monstros do desconhecido e o gigante Adamastor, é a proposta da exposição coletiva "Oceano - Mar é Vida", que abre ao público no dia 29 de abril, na Casa de Cultura Jaime Lobo e Silva, na Ericeira, promovida pela Câmara Municipal de Mafra, pela Associação David Melgueiro e pelo Instituto de Cultura Europeia e Atlântica.

 

O evento terá início às 16h30, com a apresentação do projeto David Melgueiro/ Expedição Marborealis pelo Comandante e Presidente da Associação David Melgueiro, José Mesquita. Em seguida, será proferida a palestra “Os oceanos e o clima do planeta” pelo Prof. Roberto Gamboa da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar do Instituto Politécnico de Leiria. Depois, o Professor Doutor António Pascoal, do Instituto Superior Técnico, partilhará o seu conhecimento sobre “A robótica marinha: ferramenta para o estudo dos oceanos”. Finalmente, e antes da abertura da exposição, o escultor Carlos Oliveira abordará a relação da mesma com o projeto David Melgueiro/ Expedição Marborealis.

 

Patente até 21 de maio de 2017 na Casa de Cultura Jaime Lobo e Silva, na Ericeira, a exposição “Oceano – Mar é Vida” reúne trabalhos de pintores, escultores e tecelões, dinamizada pelo grupo Tertúlia das Artes da Associação David Melgueiro, associação esta que presta apoio operacional a atividades científicas e técnicas nas áreas da preservação ambiental e das ciências do mar, com destaque para o projeto de construção de um veleiro oceanográfico para expedições marítimas científicas.

 

A exposição pretende também sensibilizar para a preservação dos ecossistemas, alertando para as agressões a que são submetidos os oceanos, sem esquecer os fenómenos extremos como os tsunamis, as tempestades e o desaparecimento dos gelos das altas latitudes.

 

A iniciativa enquadra-se no âmbito da política do mar implementada pela Câmara Municipal de Mafra, que se traduz em projetos tão diversificados quanto a criação de uma incubadora de negócios vocacionada para a economia do mar, o lançamento de uma marca associada à costa marítima, a preservação da Reserva Mundial de Surf - primeira da Europa e segunda do mundo -, o estudo do ecossistema dos fundos marinhos, o projeto de transferência de conhecimento da universidade para os pescadores, no âmbito da “Ouriceira Mar”, ou o apoio às associações do setor.

 

Sobre o projeto David Melgueiro/ Expedição Marborealis

 

A Expedição Marborealis é um projeto de carácter científico que pretende reunir a comunidade científica, empresas nacionais e arte, numa ação em que a responsabilidade e a sensibilização ambiental têm expressão no estudo dos impactos do aquecimento global nos ecossistemas oceânicos e na atmosfera.

 

O projeto inicia-se com a adaptação de uma embarcação à vela para a execução de expedições e investigação, tendo esta a capacidade de navegação em todos os oceanos. Assim, o objetivo passa por reconstituir o trajeto de Vasco da Gama, da Rota da Seda e do lendário David Melgueiro numa viagem de circum-navegação através dos Oceanos Atlântico, Índico, Pacífico e Ártico. Será uma epopeia náutica sem precedentes na história da navegação em geral e da navegação à vela em particular. A travessia do Cabo da Boa Esperança, do Mar do Sudoeste Asiático e da China, o famoso Mar de Bering e Mar Ártico pela passagem do Nordeste (costa Siberiana) é um feito que não deixará ninguém indiferente.

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.