Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

Exposição "Os retratos de Carlota" na Galeria da Livraria Sá da Costa| Carlota Mantero

1902ae85-f2f4-4422-a9c9-af6d89ba607d.jpg

 

 

 

Os retratos de Carlota


Inauguração: 14 de junho às 18h
Exposição: 15 de junho a 10 de julho, segunda a sábado, 14h30-19h
Livraria Sá da Costa – Galeria
Rua Garrett, 100 – 1º ou Rua Serpa Pinto, 19, Lisboa


Inaugura no próxima dia 14 de Junho, às 18h, na Livraria Sá da Costa – Galeria uma exposição de Carlota Mantero intitulada “Os meus retratos”.

A exposição consta de cerca de 70 retratos que a artista captou ao longo de, pelo menos, a última década, em circunstâncias e com propósitos muito variados – publicação em revistas de arte, catálogos e livros ou, pura e simplesmente, pelo prazer de retratar as pessoas com quem se identifica e por quem nutre amizade.

Apesar dos indivíduos retratados serem maioritariamente pessoas que se destacaram no panorama cultural português dos últimos anos, todas as fotografias expostas denotam a existência de uma relação de amizade e intimidade entre os intervenientes, conferindo coerência e uma beleza afectiva suplementar a esta mostra.
Para esta exposição, Carlota Mantero pediu a cada um dos retratados um comentário livre sobre o seu retrato, colocando-o na posição de observador de si mesmo, falando de si mesmo enquanto outro. Os retratos e respectivos comentários estão incluídos no livro/catalogo que acompanha a mostra, o qual também incluí um texto do historiador de arte Anísio Franco e do psicólogo Alexandre Fernandes.

No seu texto, intitulado “Paradoxos e tudo em comum”, Anísio Franco afirma que “Carlota Mantero consegue aproximar cada um dos seus ‘amigos’ colocando, cada um, e todos o mesmo tempo, sob um manto de proteção. Assim, nenhum deles deve temer as sanções da sociedade, todos podem revelar a sua maneira de ser, a sua vontade de se relacionarem, as suas formas de comunicar, as suas idiossincrasias e por isso se expõem de forma voluntária e abrem-se descontraidamente ao olhar desta maga”.

José Sousa Machado


Livraria Sá da Costa – Galeria
Rua Garrett, 100 – 1º ou Rua Serpa Pinto, 19, Lisboa

 

 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.