Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

exposição "PAGINAS DO DIÁRIO" de Ildebranda Martins na Biblioteca dos Coruchéus em Lisboa

PaginasDiário_Site.jpg

No dia 3 fevereiro pelas (18h) inaugura a exposição de Ildebranda Martins na Biblioteca dos Coruchéus,  à qual foi atribuído o título de “Páginas de Diario”.

A exposição estará patente até 02 de março

 

Sobre o Tema:

Como gosto de temas generalistas e de abranger todos os meus olhares numa exposição, a tendência é para incluir nos espaços expositivos obras que espelham os meus mais diversificados pensamentos. Para um artista plástico, um pintor, um escultor, um ceramista as suas obras são páginas do seu Diário, são sinônimos de reflexões, frutos de pensamentos e correspondem quase sempre a momentos de introspecção sobre si, o mundo que o rodeia, o mobiliza, o que cria anticorpos, em contraste, o anima e concede-lhe energia para viver e transmitir mensagens. Há os que criam também para se sustentarem e a pressão para ajustar a sua arte às exigências do mercado, cada vez mais vocacionado para o decorativo, faz com que as suas obras nem sempre estejam de acordo com o que sentem, desejam ou pensam mas não deixam de ser páginas do seu diário porque fazendo parte do seu dia a dia é o reflexo da sua vida, das suas necessidades, do seu sustento, não tanto emocional, mas mais real. A arte também ajuda a tecer críticas mais educadas, mais indiretas e subtis ao universo. É uma escrita que nem todos conseguem ler mas faz parte de processos de mudanças de mentalidade. 

 

 

Sobre o espaço expositivo:

O Palacete dos Coruchéus está localizado numa zona residencial, em pleno bairro de Alvalade. A história do edifício remete para o séc. XVIII e para a Quinta dos Coruchéus, propriedade de uma família minhota ligada à produção de vinho alvarinho. Mas uma lenda mais antiga indica o rei Filipe II como o responsável pela sua construção, com o intuito de ali alojar uma das suas concubinas. Atualmente, funciona neste espaço a Biblioteca dos Coruchéus, inaugurada a 23 de abril de 2013. O espaço dispõe de três grandes lareiras, um sótão, uma sala multiusos, que pode ser reservada de forma gratuita para iniciativas da comunidade, e um jardim circundante com um quiosque que serve bebidas e refeições ligeiras. À volta, nos terrenos da antiga quinta, foi construído o Complexo Municipal dos Coruchéus que inclui 50 ateliers municipais, uma galeria de arte - Galeria Quadrum, e o espaço cultural Coruchéus - Um Teatro em Cada Bairro. A construção deste complexo veio colocar o palacete na rota do mundo das artes plásticas, trazendo para a sua vizinhança, ao longo dos anos, artistas de várias áreas que ali têm desenvolvido a sua obra. Dos serviços da biblioteca destacam-se a promoção da leitura, das literacias e do acesso ao conhecimento, com a disponibilização de coleções documentais para consulta local ou domiciliária e a realização de formação de aprendizagem não formal.

Entrada gratuita.

Rua Alberto de Oliveira 1700-019 Lisboa