Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

Exposição "Picos e Lombos" de Rui Pinheiro | Galeria dos Prazeres

PICOS e LOMBOS de Rui Pinheiro

Galeria dos Prazeres | Madeira

30 nov 2018 > 3 de fev 2019

ruipinheiro_convite + poster2-01.jpg

 

A Galeria dos Prazeres, Calheta, Madeira, inaugura no próximo dia 30 de novembro, pelas 19 horas, a exposição “Picos e Lombos” do fotógrafo Rui Pinheiro.

"PICOS e LOMBOS é muito mais que um simples mapeamento do território dos Prazeres. É um olhar deslumbrado, camuflado de crítica, de quem só agora chegou a esta paisagem dramática."

 

24 horas de Prazer (es)

Picos e Lombos, da autoria de Rui Pinheiro, é um retrato dos Prazeres. Resulta da entrega de quem se rendeu à extraordinária beleza de um lugar que é, hoje, um pedaço de território onde a vida e a cultura da sua comunidade são em grande medida determinadas pela natureza.

O convite para a criação deste projeto surge poucas semanas depois da primeira visita do Rui à Madeira. A escolha dos Prazeres como epicentro desta exposição não foi inocente. Este foi o local do seu primeiro contacto com a ilha. Picos e Lombos reflete, num dia de residência artística, a visão do fotógrafo sobre aspetos que caracterizam esta freguesia do concelho da Calheta e que são partilhados por muitas outras localidades da Região. Aborda questões como a biodiversidade, as tradições, a emigração (e o regresso de quem partiu), a arquitetura popular (vernacular) em contraponto com a arquitetura moderna e como tudo isto convive espontaneamente. A forma como as grandes infraestruturas invadem a paisagem natural; o impacto das recentes catástrofes naturais e a força inata de regeneração da ilha e de quem a habita; a ordenação do território (ou a falta dela); e o esforço dos Prazeres pela promoção de boas práticas ambientais e sustentáveis são apenas alguns dos eixos que cruzam esta exposição.

Picos e Lombos é, também, um gesto de ternura bem humorado, que é aliás tão característico do autor e da sua obra. Nesta exposição, que comemora os 10 anos da Galeria dos Prazeres, conhecemos a história deste lugar, mas também perspectivamos o que poderá ser o seu futuro, manifestado, por exemplo, na proliferação do alojamento local e no número crescente de turistas que escolhem esta zona da ilha.
Resta-nos esperar que o microclima dos Prazeres permita manter uma relação sadia como até aqui e que a identidade deste local não seja corrompida.

Pelo menos, já temos parte salvaguardada neste trabalho.

_

Fotografia e Vídeo

RUI PINHEIRO

Música

JOÃO RICARDO
[EdP019] Ponto - Pontos de Vista Grossa

(águaI, águaII, águaIII, ÁguaIVeLevadadaBreca)

Texto

BRUNO MALVEIRA

Impressão

LUMEN, Imagens e Design Studio

Galeria dos Prazeres©2018

 

 

 

 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.