Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

Exposição Pousadas' Picture Perfect reúne principais entidades do Alentejo em Évora

 

Exposição fotográfica inaugurada na Pousada Convento de Évora vai ser exibida em sete cidades ao longo do ano

 

“Pousadas’ Picture Perfect” é o nome da exposição de fotografia itinerante que retrata, com mestria e originalidade, a História e histórias que sete das mais emblemáticas Pousadas de Portugal têm para contar. Da autoria da prestigiada fotógrafa Maria Rebelo, a exposição foi inaugurada no dia 24 de fevereiro, na mítica Pousada Convento de Évora.

 

A cerimónia de inauguração contou com a presença dos representantes das principais entidades e instituições da cidade de Évora e do Alentejo, tais como o Presidente da Câmara de Évora, o Vereador da Cultura, o Presidente do Turismo do Alentejo e a Diretora Regional de Cultura do Alentejo, a Diretora da Escola de Artes da Universidade de Évora, e os representantes da Administração das Pousadas de Portugal, Dr. Castanheira Lopes e Dr. Frederico Costa.

 

Revelando um estilo muito próprio, a autora desvenda nos seus trabalhos a atualidade destes edifícios de grande interesse cultural e arquitectónico e os reflexos de uma história riquíssima em memórias e testemunhos. Através da fusão única da fotografia com os desenhos do arquiteto Rui Barreiros Duarte, Maria Rebelo leva-nos numa viagem pelo tempo e espaço em que o traço dos esquissos se confunde com os pormenores, luz e cor das imagens que retratam a tradição, herança e regionalidade que as Pousadas de Portugal representam.

 

Maria Rebelo trabalha em Chicago mas é apaixonada por Portugal, sendo uma das autoras do blog Salt of Portugal (saltofportugal,com). Sob o lema da redescoberta do país, a fotógrafa convida os leitores do blog a uma jornada fotográfica a castelos, palácios e paisagens naturais banhados pelo oceano Atlântico e acariciados pela luz e brisa de Portugal.

 

“Esta exposição é uma homenagem às Pousadas de Portugal, símbolos e testemunhos da História de Portugal, um caso notável de valorização e preservação de um património de valor incalculável”, refere Maria Rebelo. “Foi uma honra fazer este trabalho que tenho agora o prazer de inaugurar. Espero que os portugueses que tenham oportunidade de ver a exposição e de visitar as Pousadas descubram os encantos e os segredos que elas têm por revelar.”

 

Localizada no coração de Évora, considerada Património Mundial da Humanidade, a Pousada Convento de Évora é um ex-libris da região e desta cidade-museu. O edifício, que conserva os traços da sua arquitetura original, como os apaixonantes claustros, está inserido no Convento dos Lóios que remonta ao século XV. Situa-se entre a Catedral Gótica de Évora e o Templo de Diana, a escassos metros da Praça do Giraldo e do Colégio do Espírito Santo.

 

A “Pousadas’ Picture Perfect” estará em exposição na Pousada Convento de Évora até ao dia 19 de março, de onde seguirá para a Pousada Convento de Arraiolos. Até ao dia 30 de novembro deste ano, será possível apreciar o trabalho exclusivo e único de Maria Rebelo um pouco por todo o país, nomeadamente na Pousada Mosteiro do Crato, Pousada de Lisboa – Praça do Comércio, Pousada Mosteiro de Guimarães, Pousada Mosteiro de Amares e Pousada Palácio de Estoi.