Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

Exposição "Raul de Caldevilla - Cartazes de sonho" é inaugurada esta terça-feira, 23 de janeiro

 

 

Exposição “Raul de Caldevilla – Cartazes de sonho” é inaugurada esta terça-feira, 23 de janeiro

A exposição “Raul de Caldevilla – Cartazes de Sonho”, promovida pela Academia Portuguesa de Cinema, o Museu da Publicidade, a Cinemateca Portuguesa e a Sociedade Nacional de Belas Artes (SNBA) vai ser inaugurada já esta terça-feira, 23 de janeiro, às 18h00, na SNBA, oferecendo a fãs e curiosos da vida e obra de Raul de Caldevilla, o “Pai da Publicidade” em Portugal, a oportunidade de ver de perto algumas das criações mais famosas provenientes da ETP – Empreza Técnica de Publicidade, por ele fundada. Serão mostrados alguns cartazes e posters provenientes de Coleções da Cinemateca Portuguesa, de Tomé de Barros Queiroz, de José Guilherme Vitorino e de outros colecionadores particulares.

Estarão reunidos na exposição cem dos melhores cartazes criados na ETP que, segundo Paulo Trancoso, presidente da Academia Portuguesa de Cinema, “inovou enquanto primeira Agência de Publicidade de serviço completo, juntando a criatividade a um serviço gráfico de vanguarda”. Raul de Caldevilla esteve também ao serviço do cinema, criando as propostas para os posters de alguns dos primeiros clássicos do Cinema Português.

Além da inauguração da exposição, que contou com a curadoria de Theresa Lobo e Paulo Trancoso, a tarde do dia 23 ficará ainda marcada pela exibição às 19h de vários filmes de Caldevilla, enquanto realizador, produtor, distribuidor ou até guionista, que estarão em cartaz na Cinemateca Portuguesa.

 

AGENDA

  • Inauguração da exposição e do ciclo de sessões de cinema sobre Raul de Caldevilla
  • Sociedade Nacional de Belas Artes, Rua Barata Salgueiro, nº 36, Lisboa, e Cinemateca Portuguesa, Rua Barata Salgueiro, nº 39, Lisboa
  • 23 de janeiro
  • Programa:

18h00 – Inauguração da exposição “Raul de Caldevilla – Cartazes de Sonho” na Sociedade Nacional de Belas Artes.

19h00 – Início do primeiro ciclo de sessões de cinema com filmes portugueses sobre Raul de Caldevilla na Cinemateca Portuguesa.

 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.