Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

Exposição registou memória viva da comunidade e encerrou com apresentação de catálogo

“80 anos de Iluminação Pública Eléctrica” na Biblioteca Municipal de Palmela

Exposição 80 anos Energia Electrica 2.jpg

 

 

 

A Exposição “80 anos de Iluminação Pública Eléctrica. Palmela 1938. Finalmente, a Luz!”, patente ao público desde maio de 2018, na Galeria da Biblioteca Municipal de Palmela, no âmbito das comemorações do Dia Internacional dos Museus, encerrou com a apresentação do catálogo, dia 29 de março.

Na cerimónia, que contou com as intervenções do Presidente da Câmara Municipal de Palmela, Álvaro Balseiro Amaro e da Coordenadora do Património Cultural (Divisão de Cultura, Desporto e Juventude), Maria Teresa Rosendo, o Presidente  da Câmara Municipal sublinhou «a construção do património de memória coletiva da comunidade», como forma de trabalho, um compromisso assumido pelo Município, que terá continuidade nesta área, «com novas linhas de investigação».

Por outro lado, Maria Teresa Rosendo chamou  a atenção para o facto de ser «a primeira investigação de fundo sobre património energético do concelho», trabalho que reúne peças em reserva e que teve a duração de dois anos e meio». A exposição registou, ao longo de 10 meses, cerca de 700 visitantes, com visitas guiadas.

Na apresentação do Catálogo da Exposição, associada à celebração do Ano Europeu do Património Cultural, Maria Teresa Rosendo recordou, ainda, o trabalho desenvolvido pelo Museu Municipal, através do Arquivo de Fontes Orais, com a recolha de depoimentos de munícipes, que também cederam peças para a exposição, «símbolos de uma época».

 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.