Exposição reúne seleção de cartazes para concertos imaginados produzidos por estudantes da ESAD.CR ao longo de quatro anos
Exposição reúne seleção de cartazes para concertos imaginados
produzidos por estudantes da ESAD.CR ao longo de quatro anos
‘A falta que a noite nos faz’ inaugura na sexta-feira, 2 de fevereiro, nas Caldas da Rainha
Inaugura na sexta-feira, dia 2 de fevereiro, pelas 16h00, na Galeria do Espaço Turismo das Caldas da Rainha, a exposição ‘A falta que noite nos faz’, constituída por um conjunto de cartazes para concertos imaginados, impressos em técnicas artesanais, produzidos por estudantes da Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha (ESAD.CR) do Politécnico de Leiria, ao longo de quatro anos.
A mostra, que procura refletir a expansão das possibilidades artísticas das técnicas oficinais e também de uma prática criativa assente numa lógica de autoedição, estará patente até dia 23 de fevereiro.
Os cartazes em exposição foram produzidos por estudantes de Design Gráfico e Multimédia, nas oficinas de gravura e serigrafia, no âmbito da unidade curricular de Meios de Impressão, entre 2020 e 2024. A produção dos cartazes começou em plena pandemia, projetando num futuro próximo imaginado a ideia de fuga ao novo real cinzento de então.
“Tentava-se na altura cumprir dois preceitos essenciais: manter o espírito pensante e o ânimo criativo. Estando quase todos nós nessa altura vedados às possibilidades normais da existência, a criação de cartazes para acontecimentos imaginados carregava, julgamos, um pouco mais de esperança nesses tempos”, pode ler-se na sinopse da exposição.
Aos estudantes pedia-se o formato de 50cmx70cm e a utilização de apenas duas cores. Pelo imediatismo, e pelo formato pedido, a serigrafia foi a técnica mais utilizada, mas houve também linogravura, xilogravura e ponta-seca. Houve bandas mainstream a tocar em casa de pessoas amigas, ou bandas inexistentes a tocar em locais impossíveis: conjugações quiméricas próprias do sonho e da invenção.
“Os processos criativos foram sendo trabalhados até uma certa predominância do desenho, projetando através dele a linguagem directa do objeto cartaz: sedução, encanto e magnetismo. Hoje, acabada aquela epidemia, e sabendo que em grande parte, a noite é sempre mais sedutora que o dia, o projeto continua. Se entretanto perguntarem pela noite, ela mudou de rosto, travestiu-se na sua própria escuridão. Mas estes múltiplos, feitos por gente que ainda a sonha, continuam a tentam salvar-lhe a expressão e o brilho”, acrescenta o texto de apresentação.
Após a inauguração, a exposição estará aberta na Galeria do Espaço Turismo das Caldas da Rainha todos os dias úteis, entre as 10h00 e as 13h30 e as 14h00 e as 16h00.