Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

Exposição sobre a Gaita de fole é inaugurada a 9 de março

“Palmela é Música”

Gaita de fole.jpg

 

A Câmara Municipal de Palmela inaugura, a 9 de março, na Sala de Exposições Temporárias do Museu da Música Mecânica, em Pinhal Novo, a Exposição “Paisagem sonora - a Gaita de fole”, que vai ficar patente neste espaço museológico até 2 de outubro.

A Exposição sobre este instrumento musical popular, que tem forte expressão no Concelho de Palmela, é organizada pelo Município, em parceria com o Museu da Música Mecânica, o FIG - Festival Internacional de Gigantes, a Associação Portuguesa para o Estudo e Divulgação da Gaita de foles, o Círio dos Olhos d’Água, o Círio da Carregueira e o Bardoada – O Grupo do Sarrafo.

A iniciativa integra o “Palmela é Música”, processo de candidatura de Palmela à Rede de Cidades Criativas da UNESCO, na área da Música, constituindo-se como mais uma oportunidade de sublinhar publicamente o comprometimento do Município e dos parceiros neste processo.

A inauguração da Exposição está marcada para as 16h30 e vai contar a participação especial da Orquestra de Foles da Associação Portuguesa para o Estudo e Divulgação da Gaita de foles.

A mostra vai poder ser visitada de terça-feira a domingo, das 14h30 às 17h30 (encerra no domingo de Páscoa), sendo o acesso feito com o bilhete de entrada no Museu. As/os visitantes vão ter a oportunidade de saber mais sobre a história, os tipos e formas de construção da Gaita de fole, os músicos e repertórios, os círios e os gaiteiros.

 

«A Gaita de fole é um instrumento musical que tomou forma a partir da matéria-prima disponível na natureza, começando por preencher a imensidão dos pastos com um som inconfundível. Vibrante e estridente, é eco que traduz a personalidade de quem lhe dá a melodia.

O repertório, maioritariamente de tradição oral, foi passando de geração em geração, num movimento de sobrevivência do instrumento e dos músicos, gaiteiros de alma cheia.

Atualmente, reveste-se de novas dinâmicas e é tocada por homens e mulheres nos mais variados contextos musicais. É paisagem sonora que nos fascina e que tem expressão singular no concelho de Palmela».

 

Mostra dá o mote a programa de atividades

 

O Museu Municipal de Palmela vai dinamizar, em abril, um conjunto de atividades, no âmbito da Exposição “Paisagem sonora: a Gaita de fole”. Páscoa 2019 - Férias a crescer… “A Gaita de fole” será o tema do programa de ocupação dos tempos livres dos mais jovens nas férias da Páscoa deste ano. As atividades vão decorrer das 10h30 às 12h00 e das 14h30 às 16h30, no dia 10, para crianças dos 6 aos 8 anos, e no dia 11, para crianças dos 9 aos 11 anos (limite de 25 crianças por grupo).

O ponto de encontro é no Castelo de Palmela/Atelier do Serviço Educativo. A participação é gratuita (mediante inscrição prévia e por ordem de chegada, até ao dia 3 de abril) para residentes, estudantes e filhas/os de trabalhadoras/es no concelho.

            No âmbito da Exposição, vai também realizar-se, a 13 de abril, a “Oficina de palhões e afinação de Gaita de foles”, pela Oficina Sons da Música (Victor Félix e Mário Estanislau). A Oficina vai decorrer no Museu da Música Mecânica, das 10h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h00, com um número mínimo de oito participantes e máximo de 12. A participação é gratuita, mediante inscrição prévia e por ordem de chegada.

As inscrições para estas duas atividades devem ser efetuadas através dos contactos patrimonio.cultural@cm-palmela.pt ou 212 336 640.

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.