EXPOSIÇÃO SOBRE LOULETANA LAURA AYRES INAUGUROU EM LISBOA COM PRESENÇA DO MINISTRO DA SAÚDE
Teve lugar na passada terça-feira, 15 de novembro, no átrio do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge (INSA), em Lisboa, a inauguração da exposição “Centenário do Nascimento de Laura Ayres”, mais uma iniciativa integrada no programa comemorativo que decorre até maio de 2023, comissariado pelo médico Rui Lourenço. O momento foi presidido por Manuel Pizarro, Ministro da Saúde.
Esta mostra é composta por peças provenientes do Museu da Saúde, por três obras executadas pelos alunos de Artes Visuais do Agrupamento de Escolas Dra. Laura Ayres, e pelos painéis da exposição itinerante “Laura Ayres 1922 -2022” organizada pela Câmara Municipal de Loulé (no âmbito das comemorações do centenário de Laura Ayres, inaugurada no passado dia 1 de junho).
Durante a abertura da exposição, que assinalou também as comemorações do Dia do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge – 2022, tomaram a palavra os presidentes do INSA, Fernando Almeida, e da Câmara Municipal de Loulé, Vítor Aleixo, que destacaram a figura da Laura Ayres como cidadã louletana, médica, investigadora, pedagoga e professora de saúde pública internacionalmente reconhecida.
A exposição que estará patente durante os próximos meses, no Instituto (Avenida Padre Cruz, Lisboa), insere-se nas celebrações do centenário de Laura Ayres organizadas por plataforma de entidades, constituída por iniciativa da Câmara Municipal de Loulé, e de que fazem parte o INSA, a Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade Nova de Lisboa, a Faculdade de Medicina e Ciências Biomédicas da Universidade do Algarve, a Direção Regional de Cultura do Algarve e o Agrupamento de Escolas Drª Laura Ayres de Quarteira.