Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

Exposição The World of Steve McCurry com horário alargado até ao encerramento a 1 de janeiro

Exposição registou mais de 30 mil visitantes desde a inauguração

 

EXPOSIÇÃO THE WORLD OF STEVE McCURRY COM HORÁRIO ALARGADO ATÉ AO ENCERRAMENTO A 1 DE JANEIRO

 

 

A exposição THE WORLD OF STEVE McCURRY, patente na Alfândega do Porto, alarga horários na quadra natalícia antes de encerrar no dia 1 de janeiro.

 

Esta retrospetiva de excelência da vida e obra de Steve McCurry, em Portugal pela primeira vez, registou mais de 30 mil visitantes desde a sua inauguração em outubro.

Na última semana de exibição os horários foram alargados para acomodar o número de visitantes esperados.

Desta forma, os horários da exposição The World of Steve McCurry na última semana de abertura ao público são os seguintes:

 

- Dia 24 até às 17h00

- Dia 26 até dia 30 até às 21h00

- Dia 31 até às 17h00

- Dia 1 até às 24h00

 

A mostra exibe os seus mais reconhecidos trabalhos mas, de igual forma, fotografias mais recentes ainda não publicadas como a coleção a preto e branco resultante da sua primeira reportagem no Afeganistão em 1979/80.

 

Conceito da Exposição

image002.jpg

 

O projeto expositivo, com curadoria de Biba Giacchetti, propõe uma longa e intimista viagem pelo universo de Steve McCurry, do Afeganistão à Índia, do Sudoeste Asiático a África, de Cuba aos Estados Unidos, do Brasil a Itália, através do seu absolutamente fantástico repertório imagético.

As fotografias de McCurry criam uma extraordinária galeria de retratos, onde a figura humana é protagonista, fazendo sobressair a sua paixão mais antiga: o cinema. A lente de McCurry captou imagens de uma intensa poesia, mesmo em locais do mundo onde a vida é particularmente dura. Mas captou igualmente laivos de total caos e terror, em cenário de guerra, violência e atrocidade. O 11 de setembro, fotografado a partir do seu escritório em Nova Iorque, a Guerra do Golfo, o conflito do Afeganistão, o Japão pós-tsunami, o drama das crianças-soldado, momentos marcantes da história dos nossos tempos que ficaram imortalizados na lente de Steve McCurry.

 

A cenografia, de autoria do arquiteto italiano Peter Botazzi, imerge o visitante num labirinto de imagens que impelem à descoberta, uma após a outra. Aqui mergulhados, não há lugar a cronologias ou ordem imposta de qualquer natureza. Antes, a uma viagem intemporal pelo mundo do artista, através da sua lente, estimulada por um conjunto de turbilhões visuais, cada um mais impactante e reflexivo que o anterior. A exposição THE WORLD OF STEVE MCCURRY é uma coprodução das produtoras Civita Mostre, SudEst e Tempora, organizada e exibida orgulhosamente no Porto pela Spacio Natura, produtora ibérica de exposições e eventos culturais.

 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.