Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

ExposicaoJesusCristoEmSari

O SORRISO DE CRISTO EM SARI

de Philippe Pons

17 a 30 de Setembro 2016 · Mouraria?

 

071dde5f-d3e6-4b0d-89fc-8b27ea7c33a8.png

 

Inauguração · 17 de Setembro                                                                 

 

 

É na Mouraria, bairro onde a comunidade Indiana tem grande representação em Portugal, que se acolhe uma exposição fruto das fotografias e textos poéticos que compõem o livro O Sorriso de Cristo em Sari. Depois de uma longa viagem com paragens em Goa, nas ilhas de Diu e de Damão e no estado do Kerala -antigas colónias portuguesas do Séc. XV-, o fotógrafo viajante Philippe Pons apresenta-nos um trabalho que representa uma história desenvolvida há mais de 500 anos entre duas culturas que tudo parecia opor e cujo contacto se afiguraria improvável. 

A estes “instantâneos” juntam-se os textos do poeta Philippe Despeysses, que reactivam a história das origens do caminho marítimo para o subcontinente indiano. A Mouraria como pátria, pois além de ser o actual lar de numerosas famílias de origem indiana, mostra agora nas suas ruas um passado em forma de imagens fotográficas, numa visão do autor sobre a herança cultural portuguesa nas antigas feitorias indianas. 

...

Fotografia · Philippe Pons
Nasceu em Sarlat em 1962, actualmente vive e trabalha em Périgord. Formado em Belas Artes na Escola de Toulouse, produz, desde 1989, diferentes trabalhos artísticos em vários países da Europa, Ásia e África. 

Textos · Philippe Despeysses 
Nasceu em Ardèche em 1950. Mora em Lisboa há 10 anos e exerce uma atividade de escritor caminhante, poeta e jornalista. 

Tradução · Fernando Couto e Santos
Professor de português e francês, tradutor e crítico literário. 

 

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.