Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

Exposições de João Botelho e Maria Gabriela Llansol marcam 3º ciclo expositivo de 2014 do Centro Internacional das Artes José de Guimarães

Novo ciclo expositivo do CIAJG inaugura a 26 de julho

 


 

 

 

João Botelho |“só acredito num deus que saiba dançar” e Maria Gabriela Llansol: O encontro inesperado do diverso são as duas novas exposições que marcam o 3º ciclo expositivo de 2014 do Centro Internacional das Artes José de Guimarães (CIAJG). A inauguração está marcada para as 22h00 do próximo dia 26 de julho.

 

O cinema de João Botelho estabelece múltiplas e profundas relações com o imaginário da arte, desde a pré-história à contemporaneidade, detendo-se sobre a pintura dos séculos XVI e XVII. A exposição que lhe será dedicada pelo Centro Internacional das Artes José de Guimarães procura detetar e dar a ver essas relações, mais ou menos evidentes, obscuras e luminosas, a um tempo. A exposição ocupará as salas 5 e 6 do piso 1, bem como as salas de todo o piso 0 do CIAJG.

 

A exposição Maria Gabriela Llansol: O encontro inesperado do diverso é a primeira de um ciclo que aborda universos autorais no campo da poesia, cruzando-os com a linguagem própria da arte contemporânea. Tendo como pano de fundo o livro “Lisboaleipzig”, obra de charneira no percurso de Maria Gabriela Llansol, o CIAJG convidou a pintora Ilda David e o fotógrafo Duarte Belo a revisitar visual e materialmente este singular universo que, como poucos, reinventou a língua e a escrita. A exposição ficará patente no piso -1.

 

Recordamos que no piso 1 do Centro Internacional das Artes José de Guimarães continuará patente a exposição “A Composição do Ar”. Ao longo de um percurso pelas oito salas que constituem o piso 1 do edifício, os visitantes poderão rever os ex-libris das coleções de Arte Tribal Africana, Arte Pré-Colombiana e Arte Chinesa Antiga pertencentes à coleção de José de Guimarães.

 

Esta coleção permanente do CIAJG reúne peças oriundas de diferentes épocas, lugares e contextos em articulação com obras de artistas contemporâneos. Em todos os ciclos há uma nova montagem desta exposição. Neste 3º ciclo expositivo de 2014, “A Composição do Ar” inclui trabalhos de Vasco Araújo, Franklin Vilas Boas, João Botelho, Otelo Fabião, Jarosław Fliciński, José de Guimarães, f.marquespenteado, Rosa Ramalho e Ernesto de Sousa.

 

O dia de abertura das novas exposições do CIAJG, 26 de julho, será ainda marcado pelo lançamento do catálogo “Ernesto de Sousa e a Arte Popular”, às 17h00. A anteceder assim a inauguração das exposições, será apresentada esta publicação que documenta a exposição com o mesmo título que esteve patente no CIAJG entre 26 de abril e 06 de julho. A ocasião será assinalada por uma conversa com Paula Pinto, João Sousa Cardoso, Liz Vahia e Nuno Faria, com moderação de Matilde Seabra.

 

No dia seguinte, 27 de julho, será também apresentado o livro de Maria Gabriela Llansol, “Lisboaleipzig”, editado pela Assírio & Alvim, em torno do qual será promovida uma conversa com os artistas, Ilda David e Duarte Belo, o editor Manuel Rosa, os responsáveis pela Casa Llansol, João Barrento e Maria Etelvina Santos, o compositor João Madureira, e Nuno Faria, diretor artístico do CIAJG. Às 16h00, é a vez de João Botelho protagonizar uma visita guiada à sua exposição. A entrada no CIAJG será livre durante todo este fim de semana que se pretende que seja de celebração.

 

Este novo ciclo expositivo do CIAJG ficará patente até 12 de outubro. As exposições poderão ser visitadas de terça a domingo, das 10h00 às 19h00. Aos domingos de manhã, a entrada é livre.

 

PROGRAMA DE INAUGURAÇÃO DO 3º CICLO EXPOSITIVO DO CIAJG

 

SÁBADO, 26 JULHO

17h00 Lançamento do catálogo “Ernesto de Sousa e a Arte Popular”

22h00 Inauguração das exposições João Botelho |“só acredito num deus que saiba dançar” e Maria Gabriela Llansol: O encontro inesperado do diverso

22h30 Dj set

 

DOMINGO, 27 JULHO

11h00 Apresentação do livro “Lisboaleipzig”, de Maria Gabriela Llansol

16h00 Visita guiada com João Botelho à sua exposição