Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

EXPOSIÇÕES, WORKSHOPS, CONFERÊNCIAS E MASTERCLASS CELEBRAM LIGAÇÃO ENTRE CRIATIVIDADE E A CULTURA

 

 

image003 (6).jpg

 

XVIII edição do Festival do CCP e IV Semana Criativa de Lisboa apresentam um vasto cartaz de iniciativas, abertas ao público, que enquadram o papel da criatividade na sociedade

 

A Semana Criativa de Lisboa está de regresso à capital com uma generosa oferta cultural, através de múltiplas atividades artísticas e culturais integradas na XVIII edição do Festival do Clube de Criativos de Portugal. No antigo Convento da Trindade, em Lisboa, entre 11 a 15 de maio, o Festival do CCP irá acolher inúmeras exposições e workshops, de entrada livre, diversas Conferências e uma Masterclass.

 

A edição deste ano arrancará com as exposições de alguns dos mais ilustres nomes da comunidade criativa portuguesa, nomeadamente:

 

  • Exposição ILUSTRA 33 / Jorge Silva

A quarta edição do projeto ILUSTRA 33, comissariada por Jorge Silva, contempla algumas das frentes mais destacadas da ilustração nacional, como as publicações periódicas, a literatura para os mais novos, a publicidade e o circuito das galerias de arte, incluindo os novos talentos que se têm revelado nos meios digitais.

  • Exposição Fotografia / Pedro Ferreira

O curador Pedro Ferreira apresenta o fotógrafo alemão Carsten Witte, presença habitual nos mais icónicos editoriais de moda e lifestyle e que irá realizar, não só uma exposição de fotografia, mas também uma palestra no dia 12 de maio.

 

  • Exposição Filme / José Pedro Sousa

Do oriente e do baú de raridades de José Pedro Sousa emergem sessões duplas de cinema dos estilos Wuxia e Kaiju.

Sessões de cinema que têm como objetivo ressuscitar o espírito das sessões Creature Double Feature, através do visionamento de alguns dos clássicos do género, como Godzilla e Gamera.

 

  • Exposição Arte / Marcos Dias

“Heróis são os nossos pais – Já não há Rambos mas há Pais”, é uma exposição mas simultaneamente uma homenagem aos pais dos sete curadores portugueses.

 

  • Exposição LetrasWe Don´t Need Another Hero / Ricardo Henriques

Curadoria das Letras para o CCP 2016 em forma de peça anti-heroica, escrita por Ricardo Henriques e interpretada por um ator-surpresa, irá glosar a música pop e a obra The hero with the 1000 faces de Joseph Campbell.

 

  • Exposição Música – Sónia Câmara

Sónia Câmara iniciou a sua curadoria abrindo uma conta do CCP no Mixcloud e criando, ao longo de um ano, 13 podcasts de um dj/produtor convidado, acompanhados por uma ilustração, texto ou fotografia de um outro convidado.


São 13 histórias que será possível ver numa exposição agora conjunta de todas as ilustrações, com ligação a todos os podcasts, para ouvir de 11 a 15 de Maio no Festival.

 

  • Exposição Tecnologias – João Fernandes

Num mundo onde a tecnologia obriga a constantes transformações, não só na forma como aprendemos e como trabalhamos, mas também como crescemos, João Fernandes convida SPIC, Jack the Maker e Ricardo Salazar para a realização de várias instalações e workshops sob a reflexão: “O que serei eu? Se um computador pensar por mim, um robô trabalhar por mim, uma realidade virtual substituir a minha realidade real? O que serei eu?”.

 

Além das exposições, a agenda da semana inclui ainda a realização de inúmeros Workshops e Conferências dirigidas por um conjunto de oradores nacionais e internacionais, entre eles Maria Cristina Portugal do ICAP, Vasco Barbosa da Jack the Maker, Paulo Bica da SPIC, Cristina Roman do D&AD, Carsten Witte Photography, Russel Effio Tribal DDB Madrid e Renos Demetriou ADCE.

 

De realçar ainda a realização de uma Masterclass, que contará com a presença da prestigiada Alexandra Taylor do D&AD – uma das mais reputadas “Art Directors” inglesas. Este momento único de troca de ideias e aprendizagens irá decorrer no dia 13 de maio, com a duração de um dia, e para o qual será necessário efetuar inscrição prévia.

 

O programa completo desta edição com o mote “Já Não Há Rambos” pode ainda ser consultado aqui, assim como as informações sobre todos os participantes e oradores do Festival do CCP.

 

--