Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

Extreme Hangout Cascais 2023

 

O encontro internacional pela ação climática chega a Portugal

 

Nos próximos dias 7 e 8 de outubro, Cascais acolhe a primeira edição da Extreme Hangout, uma iniciativa promovida pela EXTREME International, em parceria com a Câmara Municipal de Cascais e apoio da Embaixada do Reino Unido em Portugal.

 

Inspirada pelo espírito de aventura, natureza e pelo dever de proteção do planeta, a EXTREME International fundou a Extreme Hangout com o objetivo de a tornar a plataforma de referência de debate com e para os jovens sobre as alterações climáticas e os seus impactos.

 

A plataforma foi criada em 2021, por ocasião da COP26 em Glasgow e da COP27 no Egito, tendo realizado dois eventos que contaram com mais de 300 oradores e 5 milhões de visualizações online. Na convicção de que os jovens estão sub-representados nos principais fóruns de discussão política e ambiental, a Extreme Hangout propõe-se realizar um conjunto de eventos onde os jovens possam exprimir as suas preocupações, apresentar as suas ideias e partilhar as suas práticas.

 

Projetada para dar voz aos jovens e mobilizá-los como agentes de mudança, diversificando e popularizando a conversa sobre clima, esta edição contará com ONGs, associações da sociedade civil, empreendedores, artistas e líderes de várias áreas. O evento combina sessões de debate e múltiplas atividades ao ar livre de forma a proporcionar uma experiência interativa e pedagógica.

 

No dia 7 de outubro de 2023, a Câmara Municipal de Cascais, em parceria com a Casa das Histórias Paula Rego, acolhe o Extreme Hangout Cascais 2023. O palco deste evento receberá oradores internacionais de renome, incluindo o cineasta britânico multipremiado com Emmy, Bafta e Humana, Toby Strong. Também marcarão presença Ana Botella, produtora e estrategista cultural, atualmente Diretora Adjunta do CAM - Centro de Arte Moderna da Gulbenkian; Guta Moura Guedes, cofundadora da Terra Foundation; Taiye Selasi, autora, argumentista e oradora, cuja palestra TED "Don’t Ask Where I’m From; Ask Where I´m A Local" já foi visualizada mais de 3,4 milhões de vezes; Amber Nuttall, fundadora do Extreme Hangout e chefe de sustentabilidade da EXTREME International; Nate Petre, fundador da DAM London, que produz pranchas de surf em 3D com plástico do oceano encontrado em Cascais; Tali Orad, fundadora da 1Treelion, apresentadora de podcast e empreendedora social em comunidades e no meio ambiente, ou João Macedo, surfista de ondas gigantes, cofundador da Save The Waves Coalition e presidente da Hope Zones Foundation, que será o primeiro surfista profissional português e europeu a qualificar-se para o Campeonato Mundial de Ondas Grandes.

 

Entre as várias atividades promovidas nestes dias, destaca-se a ação de controlo de espécies invasoras no Parque Natural de Sintra-Cascais, dia 8 de outubro, em parceria com Cascais Ambiente na Quinta do Pisão e 1Treelion. Em paralelo, está previsto um momento simbólico de plantação de uma árvore no mesmo espaço, com vista a assinalar o compromisso de reflorestação. A esta ação está inerente a ideia de que a plantação de árvores deverá ser feita nas épocas ou estações do ano mais adequadas, pois as várias espécies requerem condições favoráveis à sua sobrevivência e desenvolvimento.

 

A Extreme Hangout Cascais 2023 conta com o apoio da Câmara Municipal de Cascais, Fundação Dom Luís I e Casa das Histórias Paula Rego, Embaixada do Reino Unido em Portugal, Hill+Knowlton Strategies, Pestana Hotel Group, TAP Air Portugal e Ocean Born Foundation, contando ainda com parcerias estratégicas com o Nova Leadership for Impact Knowledge Center e o Movimento Claro.

 

“É com enorme entusiasmo que participo na Extreme Hangout em Cascais, a nossa primeira experiência na Europa. Dificilmente imagino uma melhor ‘casa’ para estas conversas de grande importância entre gerações. Portugal está imerso num vasto património cultural mas, hoje, é sede de projetos pioneiros de conservação marinha ou de rewilding, bem como melhores soluções financeiras e tecnológicas de resposta à crise climática. Estamos empenhados para que este evento seja o primeiro de muitos, com mais três já previstos para os próximo anos. Trata-se de uma excelente oportunidade para celebrar iniciativas extraordinárias da região, bem como celebrar os campeões climáticos locais, os “changemarkers” e, mais importante, a juventude – os líderes de amanhã”, declara a fundadora da Extreme Hangout, Amber Nuttall.

 

 

Para mais informações sobre a Extreme Hangout Cascais 2023, aceda aqui e siga esta iniciativa no Instagram.