Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

FÁBRICA DAS HISTÓRIAS ACOLHE EXPOSIÇÃO DE ILUSTRAÇÕES "ONDE MORA A INFÂNCIA"

descarregar (1).jpg

Onde mora a infância é o nome da próxima exposição que estará patente na Fábrica das Histórias - Casa Jaime Umbelino, em Torres Vedras.

Trata-se de uma mostra de ilustrações relacionadas com três livros para a infância escritos por Rita Basílio, a qual estará patente entre os dias 17 de setembro e 29 de outubro.

De referir que esses três livros constituem-se como três homenagens distintas:

- A Bela Desaparecida, com ilustrações de Fátima Afonso, é uma homenagem ao fantástico universo da poesia e das narrativas tradicionais, berço de toda a criatividade humana, e ao poder (re)inventivo da Literatura − a mãe de todas as histórias que nos encantam desde que nascemos.

- O Lápis Azul, com ilustrações de Margarida Prieto [ortónimo de Ema M], é uma homenagem à Arte e à sua liberdade livre, à sua forma de ser expressão que nenhuma censura pode calar. Uma homenagem à imprevisibilidade das suas visões e aos modos como elas nos fazem ver muito além do que pode ser dito.

- O País dos Homens Sábios, com ilustrações de Marta Ubach, é uma homenagem a Manuel António Pina, o poeta que nos ensina que nem na mais infinita das bibliotecas poderá alguma vez ser escrito e revelado o verdadeiro segredo da Literatura – o seu não saber. É aí que a infância mora, nesse lugar, em nós e fora de nós, onde o desconhecido nos faz perguntar, onde a curiosidade nos faz procurar, onde a vida é o próprio espanto de acontecer: o entusiasmo do mundo!

Na exposição Onde mora a infância serão exibidas as ilustrações originais realizadas por Fátima Afonso e Marta Ubach, para A Bela Desaparecida e O País dos Homens Sábios, respetivamente, e uma outra versão das ilustrações de O Lápis Azul, elaboradas por Ema M.

A exposição Onde mora a infância será inaugurada no próximo dia 17 de setembro, pelas 16h00.

Também na Fábrica das Histórias, no mesmo dia, pelas 17h30, terá lugar a sessão de lançamento do livro O País dos Homens Sábios.