Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

"Fábulas Elementares" transforma auditório do CCVF num laboratório científico (23 a 25 novembro)

Espetáculo para crianças entre os 9 e os 12 anos de idade

que apela à consciência ambiental e social dos mais novos

 

“Fábulas Elementares” transforma auditório do CCVF num laboratório científico

 

image001.jpg

 

 

Patrícia Portela, Cláudia Jardim e Sónia Baptista trazem as suas “Fábulas Elementares” ao Pequeno Auditório do Centro Cultural Vila Flor nos próximos dias 23 (às 16h00), 24 (às 10h30 e 15h00) e 25 (às 10h30) de novembro, num projeto onde o teatro e a ciência se entrelaçam para deslindar o mundo encantado dos contos de fadas.

 

Dirigido às crianças entre os 9 e os 12 anos de idade, “Fábulas Elementares” apela à consciência ambiental e social dos mais novos, a partir de uma crítica à nossa total dependência das substâncias raras que constituem os objetos mais banais do quotidiano.

 

Que maçã era aquela que envenenou a Branca de Neve? Era orgânica, tinha pesticidas ou era geneticamente modificada? E como é que o Rei Midas transformava tudo em ouro? Tinha um olhar de alquimista? E de que são feitas as estrelas? Serão as estrelas do mesmo material do sapatinho de cristal da Gata Borralheira, do interior de um telemóvel, da espada do Lancelot ou da varinha mágica que a mãe usa na cozinha para fazer sopa?

 

Num mundo que depende de uns materiais que parecem ter os dias contados e de outros que parecem regenerar-se infinitamente, “Fábulas Elementares” é um espetáculo híbrido, entre um laboratório de físico-química e uma conversa íntima sobre de que são feitas as coisas com que brincamos e construímos as nossas histórias.

 

As autoras recriam um quarto onde os brinquedos querem voltar à sua essência natural. Está lançado assim o mote para a descoberta das coisas, dos materiais e de como estes se transformam em novos objetos. Num espetáculo que se desdobra entre a performance e o laboratório as criadoras exploram os materiais de uma forma divertida.