Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

FÁTIMA - O novo filme de João Canijo - 27 de abril nos cinemas

 

Sinopse:

Maio de 2016. Um grupo de onze mulheres parte de Vinhais, Trás-os-Montes, em peregrinação a Fátima. Ao longo de nove dias e quatrocentos quilómetros, atravessam meio país em esforço e sacrifício para cumprir as suas promessas.

O cansaço e o sofrimento extremos levam-nas a momentos de rutura. Revelam-se então as suas identidades e motivações mais profundas.

Chegadas a Fátima, cada uma terá que reencontrar o seu próprio caminho para a redenção.

 

Sobre o filme:

Protagonizado por onze das maiores atrizes nacionais – Rita Blanco, Anabela Moreira, Cleia Almeida, Vera Barreto, Teresa Madruga, Ana Bustorff, Alexandra Rosa, Teresa Tavares, Íris Macedo, Sara Norte e Márcia Breia – o filme é uma história de sacrifício e redenção, e é o resultado de vários anos de trabalho em que as atrizes participaram em peregrinações reais e, antes da rodagem, num estágio prolongado em Trás-os-Montes.

 

Nas palavras do realizador, João Canijo, “o que se pretendeu com todo este trabalho foi que as atrizes, que são todas atrizes profissionais, fossem confundidas com pessoas reais, com personagens de um documentário. A intenção deste projeto foi, usando como pano de fundo imagético uma viagem pelo interior da paisagem natural, patrimonial e mental de Portugal, concentrar-se na manifestação mais profunda das crenças e práticas religiosas portuguesas, expondo e tratando assim o mais sagrado e intocável na mentalidade nacional, com todas as suas contradições e complexidades que a história e a realidade contemporânea enriquecem e complexificam.”

 

FÁTIMA é uma co-produção entre Portugal e França, da Midas Filmes (Pedro Borges) e Les Films de l’Après-Midi (François d’Artemare)

com o apoio financeiro do ICA - Instituto do Cinema e do Audiovisual, RTP - Rádio e Televisão de Portugal e CNC – Centre National du Cinéma et de l’Image Animée.

e o patrocínio de Câmara Municipal de Vinhais, Câmara Municipal de Miranda do Corvo, Infraestruturas de Portugal, Europcar

Distribuição: NOS Audiovisuais