O FAZUNCHAR, que se assume principalmente como uma experiência de partilha, de encontro e de (re)descoberta entre pessoas, arte e território, está a decorrer em Figueiró dos Vinhos e prolonga-se até ao próximo dia 22 de agosto de 2021.
Parte basilar da programação de cada edição é a sua parte musical e em 2021 o Fazunchar conta com concertos ao vivo de Fred e Amaura, depois de Miramar (dupla formada por Frankie Chavez e Peixe) serem obrigados a cancelar a sua passagem por Figueiró dos Vinhos.
Em comunicado oficial a dupla explica que "um dos elementos da comitiva do grupo Miramar, testou positivo à Covid-19, por esse motivo, e por todas as razões de higiene e saúde pública, vemo-nos obrigados a cancelar o concerto".
Neste contexto a organização do Fazunchar anuncia a artista Amaura para o concerto de dia 21 de agosto, sábado, a acontecer pelas 21H30, "uma artista cuja sonoridade e estética encaixa no programa e no território".
As influências são várias mas o cunho pessoal na escrita e melodia são características que distinguem Amaura, tornando-a uma das vozes mais promissoras da música Soul e R&B feita em Portugal. Já Fred irá apresentar o resultado da participação no programa de residências artísticas na sexta-feira, dia 20 de agosto, pelas 21H30. O artista encontra-se em Figueiró dos Vinhos desde o início do festival e segundo o próprio o resultado será "bastante inspirado na obra do enorme pintor José Malhoa, um espetáculo baseado em tudo o que vi dele aqui como também da envolvência e das pessoas que conheci".
A restante programação para o fim‑de‑semana de encerramento:
A programação apresenta PINTURAS MURAIS, INSTALAÇÕES, RESIDÊNCIAS ARTÍSTICAS, EXPOSIÇÕES, WORKSHOPS, CONVERSAS, VISITAS GUIADAS, CONCERTOS e claro, o já tradicional PIQUENIQUE COMUNITÁRIO.
Agendadas para este último fim‑de‑semana de programação, teremos de destacar as habituais visitas guiadas pelas obras realizadas ao longo do evento, pela Vila e pelas várias freguesias. Este ano surge uma nova forma de deambulação e reconhecimento do território, a Volta dos Vinhos. A programação culmina depois no piquenique comunitário.
A edição 2021 do FAZUNCHAR traz ainda consigo a recuperação parcial de uma tradição, o ‘jornal de cordel’, que irá habitar o centro da Vila e onde residentes e visitantes poderão acompanhar, desta forma absolutamente informal, um pouco ou muito do que se estará a passar durante os 9 dias de agitação que se alastra por todo o território que compõe Figueiró dos Vinhos.
|