O FAZUNCHAR, que se assume principalmente como uma experiência de partilha, de encontro e de (re)descoberta entre pessoas, arte e território, regressa a Figueiró dos Vinhos já este sábado e acontece nesta sua 3.ª edição de 14 a 22 de agosto de 2021.
A programação multidisciplinar, que pretende fortalecer o cruzamento entre estas 3 dimensões, apresenta PINTURAS MURAIS, INSTALAÇÕES, RESIDÊNCIAS ARTÍSTICAS, EXPOSIÇÕES, WORKSHOPS, CONVERSAS, VISITAS GUIADAS, CONCERTOS e claro, o já tradicional PIQUENIQUE COMUNITÁRIO.
Um pouco por todo o território de Figueiró dos Vinhos, sendo que nesta 3.ª edição voltamos a levar o FAZUNCHAR até às freguesias, no que a pintura mural se refere, iremos contar com a actuação de alguns dos mais reconhecidos artistas portugueses e estrangeiros da atualidade, entre os quais destacamos a espanhola ELISA CAPDEVILA, o argentino BOSOLETTI ou a artista francesa PERRINE HONORÉ, bem como os portugueses PANTÓNIO, MARIANA DUARTE SANTOS, SAMINA ou THIRD.
Pelas ruas da Vila iremos ainda cruzar-nos com o histórico artista espanhol ISAAC CORDAL, bem como com a componente exterior da exposição VERSOS de RUTE FERRAZ, que nos apresenta, também pelo Museu e Centro de Artes de Figueiró dos Vinhos, o resultado das suas residências artísticas de fotografia realizadas em 2019 e 2020.
No que diz respeito à programação musical, o FAZUNCHAR conta com a presença da dupla MIRAMAR (projeto de Frankie Chavez e Peixe) e FRED, sendo que este último artista irá apresentar o resultado da participação no programa de residências artísticas.
Esta edição conta ainda com mais 3 residências artísticas, nas áreas de desenho, vídeo e fotografia, envolvendo respectivamente os seguintes talentos: FRANCIS.CO, MARIANA VASCONCELOS e MIGUEL OLIVEIRA.
A edição 2021 do FAZUNCHAR volta a proporcionar a toda a comunidade a aprendizagem de algumas técnicas artísticas com alguns dos mais reconhecidos artistas da área, apresentando um workshop de stencil orientado por SAMINA e um workshop de ilustração com plasticina orientado por MANTRASTE.
Como vem sendo habitual desde a primeira edição do FAZUNCHAR com o lançamento da ação 'Ilustrar Malhoa', este ano lançamos o desafio de reinterpretação de uma obra de Malhoa à ilustradora TERESA REGO, cuja obra integrará esta original colecção de postais que nasceu originalmente para as ruas da Vila de Figueiró dos Vinhos.
Agendadas para o último fim‑de‑semana de programação, teremos de destacar as habituais visitas guiadas pelas obras realizadas ao longo do evento, pela Vila e pelas várias freguesias. Este ano surge uma nova forma de deambulação e reconhecimento do território, a Volta dos Vinhos. A programação culmina depois no piquenique comunitário.
A edição 2021 do FAZUNCHAR traz ainda consigo a recuperação parcial de uma tradição, o ‘jornal de cordel’, que irá habitar o centro da Vila e onde residentes e visitantes poderão acompanhar, desta forma absolutamente informal, um pouco ou muito do que se estará a passar durante os 9 dias de agitação que se alastra por todo o território que compõe Figueiró dos Vinhos. Sobre o FAZUNCHAR: Depois de duas edições de sucesso que geraram dezenas de novas obras de arte pública e o selo de qualidade EFFE Label 2019-2021 atribuído pela European Festivals Association – EFA (Associação Europeia de Festivais) a festivais europeus "que se distinguem não só pela sua ampla riqueza artística nacional e internacional, mas também pelo envolvimento da e na comunidade onde se inserem", o FAZUNCHAR continua a apresentar-se como uma festa construída por vários tipos de Arte, em diálogo constante entre elas, com a comunidade e território, fazendo jus ao próprio nome, que significa "fazer" em Laínte, um dialecto local utilizado por comerciantes locais.
Na prática, é precisamente isto o que se ambiciona para este evento, um ‘fazer’ por este território e pelas suas gentes, porque aqui, tal como em qualquer outro local mais interior e esquecido de Portugal, é urgente transmitir e preservar o corpus cultural de uma entidade colectiva. O que em Figueiró dos Vinhos se traduz no desejo de renovar a projeção de Figueiró dos Vinhos à escala nacional, enquanto produtor e palco de atividade artística e cultural, (agora) na contemporaneidade.
O FAZUNCHAR é uma iniciativa promovida pelo MUNICÍPIO DE FIGUEIRÓ DOS VINHOS, com curadoria e coorganização da MISTAKER MAKER | Plataforma de Intervenção Artística. O FAZUNCHAR conta ainda com o patrocínio da SOTINCO e o enorme apoio de um conjunto de parceiros e apoios, locais e nacionais.
|
|
Mais informação:_ FICHA TÉCNICAPromotor: Câmara Municipal de Figueiró dos Vinhos Apoio Institucional: Center of Portugal + Turismo do Centro Conceito e Coorganização: Mistaker Maker | Plataforma de Intervenção Artística Parceiros Media: Antena 3, P3, Região de Leiria Patrocinador: Sotinco Parceiro logístico: Kraxas Parceiro de programação: Museu e Centro de Artes de Figueiró dos Vinhos + Casulo de Malhoa Parceiro: Atuality Projecto gráfico: Estúdio Naif Comunicação: Sara Does PR
|
|
|