Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

FAZUNCHAR 2021: Evento de arte está de regresso a Figueiró dos Vinhos já a partir deste sábado | 14 a 22 AGO

FAZUNCHAR
A ARTE FAZ A FESTA EM FIGUEIRÓ DOS VINHOS

EVENTO ESTÁ DE REGRESSO PARA A 3.ª EDIÇÃO JÁ A PARTIR DESTE SÁBADO

PROGRAMAÇÃO COMPLETA COM HORÁRIOS JÁ DISPONÍVEL

14 a 22 AGOSTO 2021

transferir (10).jpg

 

PROGRAMAÇÃO FAZUNCHAR 2021 INCLUI:

MURAIS
RESIDÊNCIAS ARTÍSTICAS
EXPOSIÇÃO // INSTALAÇÃO
WORKSHOPS
VISITAS GUIADAS
MÚSICA
e muito mais...
PROGRAMAÇÃO COMPLETA AQUI
 
FAZUNCHAR, que se assume principalmente como uma experiência de partilha, de encontro e de (re)descoberta entre pessoas, arte e território, regressa a Figueiró dos Vinhos já este sábado e acontece nesta sua 3.ª edição de 14 a 22 de agosto de 2021

A programação multidisciplinar, que pretende fortalecer o cruzamento entre estas 3 dimensões, apresenta PINTURAS MURAIS, INSTALAÇÕES, RESIDÊNCIAS ARTÍSTICAS, EXPOSIÇÕES, WORKSHOPS, CONVERSAS, VISITAS GUIADAS, CONCERTOS e claro, o já tradicional PIQUENIQUE COMUNITÁRIO

Um pouco por todo o território de Figueiró dos Vinhos, sendo que nesta 3.ª edição voltamos a levar o FAZUNCHAR até às freguesias, no que a pintura mural se refere, iremos contar com a actuação de alguns dos mais reconhecidos artistas portugueses e estrangeiros da atualidade, entre os quais destacamos a espanhola ELISA CAPDEVILA, o argentino BOSOLETTI ou a artista francesa PERRINE HONORÉ, bem como os portugueses PANTÓNIOMARIANA DUARTE SANTOSSAMINA ou THIRD.

Pelas ruas da Vila iremos ainda cruzar-nos com o histórico artista espanhol ISAAC CORDAL, bem como com a componente exterior da exposição VERSOS de RUTE FERRAZ, que nos apresenta, também pelo Museu e Centro de Artes de Figueiró dos Vinhos, o resultado das suas residências artísticas de fotografia realizadas em 2019 e 2020.

No que diz respeito à programação musical, o FAZUNCHAR conta com a presença da dupla MIRAMAR (projeto de Frankie Chavez e Peixe) e FRED, sendo que este último artista irá apresentar o resultado da participação no programa de residências artísticas.

Esta edição conta ainda com mais 3 residências artísticas, nas áreas de desenho, vídeo e fotografia, envolvendo respectivamente os seguintes talentos: FRANCIS.CO, MARIANA VASCONCELOS e MIGUEL OLIVEIRA.

A edição 2021 do FAZUNCHAR volta a proporcionar a toda a comunidade a aprendizagem de algumas técnicas artísticas com alguns dos mais reconhecidos artistas da área, apresentando um workshop de stencil orientado por SAMINA e um workshop de ilustração com plasticina orientado por MANTRASTE.

Como vem sendo habitual desde a primeira edição do FAZUNCHAR com o lançamento da ação 'Ilustrar Malhoa', este ano lançamos o desafio de reinterpretação de uma obra de Malhoa à ilustradora TERESA REGO, cuja obra integrará esta original colecção de postais que nasceu originalmente para as ruas da Vila de Figueiró dos Vinhos.

Agendadas para o último fim‑de‑semana de programação, teremos de destacar as habituais visitas guiadas pelas obras realizadas ao longo do evento, pela Vila e pelas várias freguesias. Este ano surge uma nova forma de deambulação e reconhecimento do território, a Volta dos Vinhos. A programação culmina depois no piquenique comunitário.

A edição 2021 do FAZUNCHAR traz ainda consigo a recuperação parcial de uma tradição, o ‘jornal de cordel’, que irá habitar o centro da Vila e onde residentes e visitantes poderão acompanhar, desta forma absolutamente informal, um pouco ou muito do que se estará a passar durante os 9 dias de agitação que se alastra por todo o território que compõe Figueiró dos Vinhos.
 
 

transferir (12).jpg

 

 
 
 
 
 
 
Sobre o FAZUNCHAR:
 
 
 
 
 
 

Depois de duas edições de sucesso que geraram dezenas de novas obras de arte pública e o selo de qualidade EFFE Label 2019-2021 atribuído pela European Festivals Association – EFA (Associação Europeia de Festivais) a festivais europeus "que se distinguem não só pela sua ampla riqueza artística nacional e internacional, mas também pelo envolvimento da e na comunidade onde se inserem", o FAZUNCHAR continua a apresentar-se como uma festa construída por vários tipos de Arte, em diálogo constante entre elas, com a comunidade e território, fazendo jus ao próprio nome, que significa "fazer" em Laínte, um dialecto local utilizado por comerciantes locais. 

Na prática, é precisamente isto o que se ambiciona para este evento, um ‘fazer’ por este território e pelas suas gentes, porque aqui, tal como em qualquer outro local mais interior e esquecido de Portugal, é urgente transmitir e preservar o corpus cultural de uma entidade colectiva. O que em Figueiró dos Vinhos se traduz no desejo de renovar a projeção de Figueiró dos Vinhos à escala nacional, enquanto produtor e palco de atividade artística e cultural, (agora) na contemporaneidade.

FAZUNCHAR é uma iniciativa promovida pelo MUNICÍPIO DE FIGUEIRÓ DOS VINHOS, com curadoria e coorganização da MISTAKER MAKER | Plataforma de Intervenção Artística. O FAZUNCHAR conta ainda com o patrocínio da SOTINCO e o enorme apoio de um conjunto de parceiros e apoios, locais e nacionais.
 
Mais informação:

_ FICHA TÉCNICA
Promotor: Câmara Municipal de Figueiró dos Vinhos
Apoio Institucional: Center of Portugal + Turismo do Centro
Conceito e Coorganização: Mistaker Maker | Plataforma de Intervenção Artística
Parceiros Media: Antena 3, P3, Região de Leiria 
Patrocinador: 
Sotinco 
Parceiro logístico: Kraxas 
Parceiro de programação: 
Museu e Centro de Artes de Figueiró dos Vinhos + Casulo de Malhoa 
Parceiro: 
Atuality
Projecto gráfico: Estúdio Naif
Comunicação: Sara Does PR
 
 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.