Feira da Ascensão regressa em grande a Alenquer de 8 a 12 de maio
A festa está de regresso às ruas de Alenquer durante cinco dias, entre 8 e 12 de maio! A XL Feira da Ascensão reúne o melhor da tradição popular no Parque Urbano da Romeira, com a organização do Município de Alenquer. A entrada é gratuita e há muito para ver, ouvir e saborear! A animação está garantida com muita música, comes e bebes, carrosséis, sardinhadas, largadas e corrida de touros, artesanato, exposições e não fica por aqui.
Os grandes concertos mantêm-se em 2024 e o palco será entregue a Sonido Andaluz com participação especial de Luís Trigacheiro (quarta-feira), Ivo Lucas (quinta-feira), Van Zee (sexta-feira) e Emanuel (sábado). Para domingo, a animação fica reservada com a Gala do Rei e Rainha das Vindimas de Alenquer.
A feira que teve o pontapé de saída em 1982 e celebra a 40ª edição no presente ano contará com uma grande novidade a título desportivo a 12 de maio: o regresso da corrida de atletismo com o Grande Prémio da Ascensão, que encherá as ruas da vila com centenas de atletas numa manhã.
Para a tarde, também no domingo, está prevista uma corrida de grande cartel com a participação dos cavaleiros João Moura Caetano, João Salgueiro da Costa e Manuel de Oliveira (praticante), com touros da ganadaria Alves Inácio. Os forcados são, naturalmente, do Grupo de Amadores do Clube Taurino Alenquerense, que celebra o 20º aniversário de existência em maio.
O vicepresidente Tiago Pedro antecipou "pequenas correções logísticas e práticas" para uma edição em que se aguarda mais uma enchente, à imagem de 2023, ano do regresso da organização ao Município. "O modelo, obviamente, mantém-se com coletividades, entidades oficiais, comerciais e industriais juntos. A Feira da Ascensão é de todos, é a nossa feira mais antiga, da qual todos gostam. A ideia é consolidar a Feira da Ascensão no Parque Urbano da Romeira e estendê-la, ano após ano, para a comunidade no resto da vila de Alenquer. Não queremos impor nada às pessoas, será uma situação gradual. A sardinhada, por exemplo, manter-se-á e sucederá a horas diferentes. Haverá um assador no Bairro do Areal ou na Praça Luís de Camões. Queremos o revivalismo da Feira da Ascensão dos anos 90, com as pessoas com a garagem aberta e o assador na rua a receberem outras pessoas e a estarem entre amigos", reiterou.
A aposta no florescimento de comunidade é declarada para este grande evento a Alenquer e para isso, as acessibilidades e estacionamento automóvel serão sinalizados e acautelados para uma mão cheia de dias que trará dezenas de milhares de visitantes à vila presépio.
Tal como em 2023, não vai faltar street food, expositores e um traço tradicional de um evento inspirado na espiga e no feriado municipal: a quinta-feira da Ascensão. "Era importante que regrasse a essência da Feira. É todo o programa conjugado que torna a Feira atrativa. Quisemos criar algo que abrangesse todas as faixas etárias, desde o mais velho ao mais novo, e sinto que o vamos conseguir. Desde a música ao desporto, desfiles ou cortejos, todas as áreas têm destaque", prometeu a vereadora Cláudia Luís.
A programação integral estará disponível em breve.
CARTAZ MUSICAL
8 de maio | SONIDO ANDALUZ com a participação especial de LUÍS TRIGACHEIRO
9 de maio | IVO LUCAS
10 de maio | VAN ZEE
11 de maio | EMANUEL