Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

Feira do Livro - Solstício das Palavras17 DE JUNHO DE 2021 De 21 a 27 de junho, Beja recebe a primeira edição da FEIRA DO LIVRO - Solstício das Palavras

transferir.png

 

De 21 a 27 de junho, Beja recebe a primeira edição da FEIRA DO LIVRO - Solstício das Palavras. Uma semana a celebrar a palavra escrita, lida, dita e cantada.

A Feira do Livro - Solstício das Palavras terá início na segunda-feira, dia 21 de junho, pelas 18h00, data em que se celebra o 147º aniversário (21 de junho de 1874) da Biblioteca Municipal de Beja –José Saramago, no Parque Vista Alegre, com uma sessão protocolar que assinala a abertura da 1ª Edição da Feira do Livro, com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Beja, da Diretora Regional de Cultura do Alentejo e o Presidente da ASSESTA – Associação de Escritores do Alentejo, entre outros convidados, seguida do lançamento do livro de Sara Rodi “O Quanto Amei - Fernando Pessoa e as mulheres da sua vida”. A conferência inaugural, ocorrerá às 21h00, no Auditório Centro Unesco com os escritores Pedro Mexia e Miguel-Manso, à conversa com Isabel Lucas.

Num total de 17 quiosques, 9 são destinados às editoras nacionais (todas representadas), dois locais, Grupo Narrativa de Castro Verde e ASSESTA, um outro quiosque pertencente à Rede Intermunicipal de Bibliotecas do Baixo Alentejo, CIMBAL e BAD, conta também com um stand dedicado à literatura africana, no âmbito do Plano Local de Integração de Migrantes e três com exposição/venda de artesanato urbano, para além do espaço institucional da CMB/BMB.

O PROGRAMA DA FEIRA decorre em vários espaços - Parque Vista Alegre – Feira do Livro - Centro UNESCO – Lançamento de livros, conferências, exposição e espetáculos - Biblioteca Municipal- exposição - e Pax Júlia com o espetáculo de encerramento do certame. Durante uma semana Beja apresenta um vasto leque de atividades em torno da palavra. Tertúlias com escritores, sessões de autógrafos, espetáculos, exposições, atividades para pais e filhos e feira do imaginário - artesanato urbano.

Por estes dias, serão mais de 10 autores locais e mais de 15 autores nacionais que estarão presentes em Beja participando em sessões de autógrafos, apresentações e várias tertúlias moderadas por Isabel Lucas (jornalista); Ana Daniela Soares (jornalista e escritora); Maria João Costa (jornalista e editora cultural na rádio); Helder Gomes (jornalista) e Filipa Melo (escritora e jornalista).

Luis Osório; António Carlos Cortez e Rita Taborda Duarte; Ricardo Viel e Sérgio Letria sobre José Saramago; Adalberto Alves e Eduardo Ramos (alaúde); Nuno Júdice e José Mário Silva; Maria do Rosário Pedreira e Nuno Camarneiro serão os autores nacionais que celebram a sua vida literária em Beja nas tardes de sábado e domingo no Centro Unesco.

A parceria com a ASSESTA - Associação de Escritores do Alentejo irá permitir encontros com escritores do Alentejo como Isabel Tomé, Dinis Cortes, Francisco do O Pacheco, José Fernando Rosa Mendes ou Vitor Encarnação nos finais de tarde de segunda a sexta-feira no Centro Unesco. No dia 24 às 18h30 no Centro UNESCO, será lançada a 3º edição do PRÉMIO LITERÁRIO JOAQUIM MESTRE, uma parceria da ASSESTA com a Direção Regional de Cultura do Alentejo e a Câmara Municipal de Beja.

Destaque para os “Universos da Poesia” com a participação dos dizedores de poesia Pedro Freitas e Sir Scratch, no sábado, dia 26, pelas 19h00, no Centro UNESCO.

As atividades para pais e filhos “Barrigas cheias de Histórias” acontecem no Centro UNESCO e a Biblioteca Municipal no sábado e domingo de manhã com 6 sessões de mediação leitora com Jorge Serafim, Cláudia Fonseca e Rita Moriés.

A palavra cantada será celebrada com espetáculos musicais, leituras encenadas e contos de terça a sexta no Logradouro do Centro UNESCO e no Sábado, no Pax-Júlia - Teatro Municipal de Beja. Celina da Piedade; Siricaia; Joana Manuel; Cláudia Fonseca; Mafalda Vasques, Ana Rato e Buba Espinho são os nomes de artistas que irão participar nesta festa.

As exposições que estarão patentes, durante os meses de junho e julho, no Centro UNESCO - A palavra não confina, ilustrações de Jorge Serafim e na Biblioteca Municipal - Fábula rasa, ilustrações de Joaquim Rosa e textos de Vítor Encarnação.

A Feira do Livro é uma organização da Câmara Municipal de Beja, em parceria com a ASSESTA - Associação de Escritores do Alentejo que conta com o apoio institucional da Direção Regional de Cultura do Alentejo, e da Direção Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas.

 

transferir (1).jpg

 

De 21 a 27 de junho

Feira do livro, Feira do imaginário e sessões de autógrafos  – Parque Vista Alegre

Encontros com escritores do Alentejo – Centro UNESCO

Encontros com escritores nacionais – Centro UNESCO

Atividades para pais e filhos – Centro UNESCO e Biblioteca Municipal

Espetáculos – Centro Unesco Logradouro (3ª a 6ª feira) e Pax Júlia (sábado)

Exposições – Centro UNESCO e Biblioteca Municipal (durante o mês de junho e julho)

 

Feira do Livro

Local da Feira: Parque Vista Alegre

Outros Locais: Auditório, Sala de Exposições e Logradouro do Centro UNESCO | Biblioteca Municipal de Beja, José Saramago

Horário:

2ª a 6ª: 18h00-22h00 (Vista Alegre | Centro Unesco)

2ª a 6ª: 10h00 – 22h00 (Biblioteca Municipal)

sábado: 10h00-13h00 | 17h00-22h00 (Vista Alegre | Centro UNESCO)

domingo: 10h00-13h00 | 17h00-20h00 (Vista Alegre | Centro UNESCO)

 

 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.