Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

Férias Páscoa: Crianças dividem-se entre o Laboratório e a Horta para descobrirem o valor das plantas

image002.jpg

 

 

MAR Shopping Matosinhos realiza “Laboratório das Plantas” gratuito nas férias da Páscoa

 

CRIANÇAS dividem-se ENTRE O LABORATÓRIO E A HORTA PARA DESCOBRIREM O VALOR DAS PLANTAS

 

  • Entre as mais diversas atividades, os mais pequenos terão oportunidade de plantar, produzir um perfume e modificar a cor das pétalas de uma flor

 

 

 

 

Começam as férias da Páscoa e inicia-se a odisseia dos pais sobre como ocupar os filhos durante a pausa escolar. Este ano o MAR Shopping Matosinhos propõe uma iniciativa que é divertida e, ao mesmo tempo, didática e, sobretudo, ecológica. No “Laboratório das Plantas”, que terá lugar no Atrium, entre 23 de março e 1 de abril, as crianças vão-se dividir entre o Laboratório, onde as espera experiências científicas ricas de aprendizagem e descoberta, e a Horta, onde poderão sentir nas suas mãos o mundo vegetal. Serão umas férias divertidas e muito verdes!

 

Através de experiências e jogos, e com base na série televisiva Visiokids (transmitida no espaço Zig Zag, na RTP 2), os mais pequenos vão aprender conceitos como: classificação das plantas, quais os órgãos destes seres-vivos, o que é a germinação e diferentes utilizações dadas às plantas pelo Homem. Para tal, encarnarão dois papéis distintos: o de Cientistas, investigando em Laboratório formas ecológicas de fazer uso dos recursos vegetais que a natureza nos proporciona; e o de Agricultores responsáveis por tratar de uma horta biológica.

 

Cada visita ao espaço, orientada por monitores e limitada a 30 crianças por grupo, terá a duração de meia hora e obedece a um percurso pré-definido.

 

O Laboratório

 

As plantas são seres-vivos, já que nascem, crescem e morrem. Além disso, são capazes de se reproduzir, ou seja, de dar origem a novas plantas. Algumas nascem espontaneamente, outras são cultivadas por nós para diversos fins, como alimentação, construção, fabrico de papel, medicamentos ou produtos de beleza.

 

Conceitos como estes são abordados na série Visiokids e, no Laboratório, serão assimilados no decorrer de duas atividades que irão desafiar e colocar as crianças a pensar:

 

Flores às Cores

 

No nosso corpo existem vasos que permitem a circulação do sangue. Nas plantas existem também vasos que garantem a circulação da água, dos sais minerais e dos açúcares. São precisamente estes os condimentos que, numa dada concentração, formam as cores das pétalas das flores. Para perceberem este fenómeno, as crianças irão participar numa demonstração em que se dividirá o caule de uma flor branca e se submeterá as metades ao contato com dois corantes diferentes. Após algum tempo poder-se-á verificar que a flor deixa de ser branca para encorpar as cores dos dois corantes.

 

Perfume de Plantas

 

Nesta atividade as crianças produzem um perfume artesanal a partir de essências naturais extraídas da flor da alfazema e, no final, levam num frasquinho com uma pequena amostra do perfume produzido por elas.

 

A Horta

 

No cenário da Horta, os mais pequenos terão a oportunidade de encarnar o papel de agricultores biológicos e plantar uma planta que levarão consigo para casa. Nesta Horta existirão canteiros com diferentes plantas para identificar, jogos de correspondência de espécies e uma gigantesca árvore que todos vão querer espreitar.

 

Horários “Laboratório das Plantas”

Atrium (Piso 0)

 

23 de março a 1 de abril | 11h00-14h00| 15h00-21h00

Para crianças com idades compreendidas entre os 4 e os 12 anos