Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

Festa dos Cogumelos no Chapitô, 28, 29 e 30 Outubro / Chefes portugueses de renome / jantares de degustação / mercado produtores cogumelos.

cultivo-proprio.jpg

 

Nos dias 28, 29 e 30 de Outubro, terá lugar o Anel de Fadas - Festa dos Cogumelos no Chapitô.
 
Este é um evento que contará com vários Chefes portugueses conhecidosjantares de degustação, showcooking, mercado gourmet de produtores de Cogumelos e animação a cargo da Escola Chapitô.

A entrada é gratuita e o evento decorre entre o meio-dia e as 01h00 da manhã nos três dias.

Nos dias 28, 29 e 30 de Outubro o Chapitô e a Rua Costa do Castelo vão-se encher de cogumelos. Para os fãs da micologia (que para quem não sabe, é a ciência que estuda os fungos), mas também para os interessados ou simplesmente curiosos desta temática, este fim-de-semana será uma excelente oportunidade para ficar a conhecer melhor este produto, poder ver e adquirir algumas espécies menos conhecidas ou, simplesmente, provar alguns pratos e criações culinárias onde o cogumelo é o rei.

Serão vários os chefes portugueses que marcarão presença neste evento com demonstrações de showcooking e workshops, que visam não só dar a conhecer diversas receitas e formas de cozinhar as várias espécies de cogumelo, como também mostrar combinações gastronómicas ou as formas mais adequadas de conservar este alimento. A conhecida especialista e escritora de gastronomia, Maria de Lurdes Modesto, estará também presente neste Anel de Fadas – Festa dos Cogumelos.

Para quem queira fazer algumas compras, haverá um mercado de produtores de cogumelos. Para além das várias espécies de cogumelos que estarão à venda, os visitantes poderão adquirir alguns produtos confecionados com cogumelos, como pão, bolas, pastéis, empadas ou mesmo alheira de cogumelos e legumes. Será também uma boa oportunidade para conhecer mais de perto a sua produção e cultivo e os seus produtores, que através de uma agricultura sustentável fazem “nascer” este alimento tão apreciado nas mesas portuguesas.

Por último, e para quem queira provar “in loco” alguns pratos e receitas de excelência com cogumelos, haverá jantares de degustação a 4 mãos em dois dos três dias. Bertílio Gomes, o Chef do restaurante Chapitô à Mesa, estará sempre presente nestes dois jantares, convidando um conhecido Chefe português para cada um dos dias. No sábado, dia 29, o convidado será Óscar Geadas, do restaurante G, em Bragança. No dia seguinte, Domingo, o Chefe convidado é Pedro Pena Bastos do Restaurante Esporão, da Herdade do Esporão.

Para além destes jantares a 4 mãos, o Terraço do Chapitô terá disponível, durante os três dias do evento, um Menu especial, feito à base de cogumelos, concebido especialmente para esta Festa.

O vinho marcará também presença durante todo o evento, com as marcas Quinta dos Carvalhais, Herdade do Esporão e Quinta da Silveira.

E como falamos de uma festa e estamos na Associação Chapitô, conhecida pela sua ligação às artes do espetáculo, haverá durante este fim-de-semana animação ao vivo, organizada pela Escola Chapitô, em vários momentos do dia.

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.