Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

FESTIVAL CURTAS :: CURTINHAS leva crianças a assumirem o papel de protagonistas

Workshop gratuito de Chroma Key transforma participantes em “heróis” de palmo e meio

 

“curtinhas” regressa ao mar shopping e leva crianças a assumirem o papel de protagonistas 

 

 

image004.jpg

 

Polícia ou ladrão. Herói ou vilão. Criança ou adulto. Princesa ou bruxa. Quando somos crianças, a imaginação oscila entre os mais extremos papéis e queremos “vesti-los” a todos. Brincar de faz de conta e, fazê-lo para um ecrã é o sonho de qualquer ator de palmo e meio que o MAR Shopping e o “Curtinhas” vão realizar. No dia 27 de junho, no corredor de moda infantil, piso 0, um workshop gratuito de Chroma Key – técnica de efeito visual utilizada no cinema e não só levará as crianças a viajarem pelos mais diversos cenários como se estivessem num filme.

 

Pelo quarto ano consecutivo, o MAR Shopping, que recentemente inaugurou a primeira e única sala de cinema IMAX do Norte, associa-se ao “Curtinhas”, secção do Festival de Curtas de Vila do Conde dedicada às crianças.

 

Com duas sessões, a 27 de junho, das 11h00 às 12h30 e das 14h30 às 17h00, o workshop de Chroma Key permitirá que as crianças se divirtam e construam um mundo paralelo entre os diversos cenários virtuais que vão ter à disposição.

 

Num click e sem sair do lugar, os participantes poderão assumir o papel das suas personagens favoritas, sejam super-heróis, piratas ou uma estrela de rock. Terão ainda a oportunidade de criar um acessório com desenho em papel e recorte para utilizarem na hora da captação das fotos em fundo neutro. No final da brincadeira, todos podem levar a sua fotografia de recordação.

 

De referir que o Chroma Key é uma técnica que serve para  eliminar o fundo de uma imagem para isolar os personagens ou objetos de interesse e substituir o fundo por um outro vídeo ou foto, colocando a personagem no cenário que mais convier. O fundo é quase sempre verde e, atualmente, quase toda a gente está familiarizada com esta técnica muito utilizada em filmes, programas e série de televisão.

Na sua 23ª edição, aquele que é um dos mais prestigiados eventos internacionais de cinema promete reforçar o cruzamento entre a sétima arte e outras formas artísticas, especialmente a música, que terá uma programação forte e diversificada.