Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

Festival de Música de Mafra "Filipe de Sousa"

 

 

image003.jpg

 

De 2 a 31 de julho, os mais importantes pianistas reúnem-se, no Concelho de Mafra, numa autêntica festa da música que homenageia o pianista, compositor, maestro, investigador e figura de referência da cultura portuguesa que foi Filipe de Sousa, mafrense de adoção.

Contando com a participação de Adriano Jordão, Jeffrey Swann, Patrick Rodrigues, Jan Michiels, Teresa da Palma Pereira e Orquestra do Norte, dirigida pelo Maestro Ferreira Lobo, o Festival de Música de Mafra “Filipe de Sousa” integra cinco concertos únicos, com entrada gratuita, que se realizam nas localidades de Mafra e da Ericeira.

Esta é uma iniciativa da Câmara Municipal de Mafra, com o apoio da Fundação Jorge Álvares, instituição sem fins lucrativos à qual Filipe de Sousa doou a sua casa e propriedade em S. Miguel de Alcainça (Concelho de Mafra), que agora é sede desta fundação, mas também a sua diversificada biblioteca, as suas coleções de obras de arte, de discos e de manuscritos musicais, para além do espólio musical próprio.

O que torna o festival único é a sua componente pedagógica, uma vez que contempla, igualmente, a organização de masterclasses, pelos pianistas participantes, que são destinadas aos alunos do Conservatório de Música de Mafra e realizadas na Casa da Música Francisco Alves Gato, em Mafra.

O concerto inaugural realiza-se no dia 2 de julho no Claustro Sul do Palácio Nacional de Mafra, com a atuação da Orquestra do Norte, dirigida pelo Maestro Ferreira Lobo, e do pianista português Adriano Jordão, que é também o diretor artístico deste festival.

No dia 10 de julho será a vez do norte-americano Jeffrey Swann subir ao palco do Auditório da Casa de Cultura Jaime Lobo e Silva, na Ericeira. Este espaço vai ainda acolher, no dia 17 de julho, o concerto de Patrick Rodrigues, um dos maiores talentos da nova geração de pianistas brasileiros. Jan Michiels, docente e pianista belga, dará o seu espetáculo no Auditório Municipal Beatriz Costa, em Mafra, a 24 de julho.

O concerto de encerramento terá lugar no dia 31 de julho, novamente no Claustro Sul do Palácio Nacional de Mafra, no qual Teresa da Palma Pereira, referência da nova geração de pianistas portugueses, é acompanhada pela Orquestra do Norte, com direção do Maestro Ferreira Lobo.

Todos os concertos tem início às 21h30. A entrada é gratuita, sujeita à lotação da sala.

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.