Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

Festival de teatro ORIENTE-SE chega ao fim com peça sobre Florbela Espanca

ORIENTE-SE – Festival de Teatro termina no sábado, 4 de Novembro

 

Festival de teatro ORIENTE-SE despede-se

com espectáculo sobre Florbela Espanca

 

No dia 4 de Novembro, às 21h30, no Auditório Fernando Pessa, o ORIENTE-SE – Festival de Teatro Amador recebe o Grupo Teatro Renascer, de Esmoriz, que apresenta “Flor Alma Espanca”, considerada uma das dez melhores peças de 2016, pela Federação Portuguesa de Teatro. O último espectáculo apresentado na primeira edição do ORIENTE-SE é uma valiosa interpretação histórica da vida atribulada de Florbela Espanca.

O Festival ORIENTE-SE teve início no dia 30 de Setembro e termina este sábado, 4 de Novembro, acolhendo seis grupos oriundos de várias zonas do País. O anfitrião deste Festival é o Teatro Contra-Senso, grupo de teatro amador, sediado em Marvila, que este ano celebra duas décadas. A criação desta festa do teatro é a forma de comemorar o seu vigésimo aniversário.

O actor Pedro Górgia é o Padrinho desta primeira edição de Oriente-se.

 

FLOR ALMA ESPANCA

 

Um dia como os outros este de 8 de Dezembro. Corria o ano de 1894. Não nos dizem as crónicas se o frio era muito ou pouco, se chovia ou se a noite estava com bom lugar. Rectificamos. A noite era de sete para oito na cronologia dos dias. Foi nessa noite que em Vila Viçosa nasceu uma menina. O nome da mãe consta dos registos. Antónia da Conceição Lobo. E falamos da mãe porque, até à altura da sua nascença, o pai era incógnito. Apenas se declara como progenitor na noite do nascimento da filha. Dá pelo nome de João Maria Espanca. E nessa mesma noite o nome da nascida havia de ser feito. Assim ficou como Flor Bela de Alma da Conceição. É sempre bom quando tudo acaba em bem sabendo-se, de antemão, que a nascida não era desejada nem do lado da mãe, nem do lado do pai. Porém nasceu. Sã e escorreita. E uma vida ia começar. 

 

Historial do Grupo Teatro Renascer

 

A constituição oficial do Grupo Teatro Renascer, de Esmoriz, deu-se a 30 de Junho de 1992 e, nos estatutos, o seu destino ficou traçado: “A associação tem por fim representar peças de autores nacionais e estrangeiros, organizar espectáculos de nível cultural e publicar boletins informativos”. Um destino implacável que se vai cumprindo e repartindo pelas pessoas que se orgulham de tomar parte nele. Se a revista foi o género que marcou os primeiros anos de vida do grupo, a vontade de experimentar e mostrar variedade levou-o a peças infantis, dramas e comédias. Em 2000, iniciou o seu projecto mais importante, o Festival de Teatro de Esmoriz, com o qual todos os anos recebe grupos de teatro de diversas origens.

 

Ficha técnica e artística

Texto: co-autoria de Leandro Vale e Grupo de Teatro Renascer - Exercício Final da Ação de Formação do Grupo Teatro Renascer | Encenação: Vera Gomes | Assistente de Encenação: João Gomes | Interpretação: Rita Marinheiro, Catarina Ferreira, Manuel Marinheiro, Ana Carolina Ribas, Lara Viela, Vera Gomes, Rui Tavares, Rui Nunes, Américo Gomes, Alberto Moutinho, João Gomes, António Guimarães, Rui Nunes, Mário Lage, Américo Gomes, Armando Marinheiro, Jéssica Soares, Conceição Nunes, Maria Inês Rocha, Carlos Costa, Fabiana Moreira | Cenografia: Bricopal | Contra-regra: Manuel Gomes | Assistentes de Palco: Alberto Tavares, Júlio César, Fátima Monteiro | Iluminação: António Oliveira | Sonoplastia: Rui Monteiro | Assistente de Régie: Pedro Ribeiro | Caracterização: Fátima Monteiro, Conceição Nunes, Catarina Ferreira, Alice Sá | Guarda-roupa: Dizejo

 

ORIENTE-SE – Festival de Teatro Amador

Sábados | 30 de Setembro a 4 de Novembro de 2017

Auditório Fernando Pessa

Rua Ferreira de Castro

1900-697 Lisboa

 

Metro: Bela Vista

Autocarros: 755, 794

Coordenadas GPS: N 38.7504466 W -9.1202096

 

Bilhetes: 3€ | Grátis até aos 3 anos

Peça infantil do dia 21 de Outubro: grátis até aos 12 anos

 

Reservas

E-mail: geral@contrasenso.com

 

 

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.