Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

FESTIVAL EM MAFRA REÚNE ORGANISTAS DAS CIDADES EUROPEIAS COM ÓRGÃOS HISTÓRICOS

image003.jpg

 

 

 

Símbolo da cultura organística em Portugal, o Concelho de Mafra recebe, entre 23 e 28 de maio de 2017, o prestigiado Festival Internacional de Órgão, promovido no âmbito da European Cities of Historical Organs (ECHO). Do programa fazem parte concertos gratuitos por consagrados organistas, que são diretores artísticos desta rede europeia constituída, atualmente, por Alkmaar (Holanda), Bruxelas (Bélgica), Freiberg (Alemanha), Fribourg (Suíça), Innsbruck (Áustria), Mafra (Portugal), Toulouse (França), Treviso (Itália) e Trondheim (Noruega).

 

O património organístico do Concelho de Mafra não se resume ao conjunto único dos seis instrumentos da Basílica do seu Palácio Nacional, que foram concebidos para utilização simultânea. A atividade organeira estendeu‑se a outras localidades, pelo que os concertos realizam-se, também, nas Igrejas de Nossa Senhora do Livramento, Nossa Senhora da Encarnação, São Pedro da Ericeira e São Silvestre do Gradil.

 

Para além destes cinco concertos, este festival – cujo programa está disponível em https://www.cm-mafra.pt/sites/default/files/festival_internacional_orgao_mafra.pdf – integra o concerto de apresentação das obras distinguidas com o “Prémio Internacional de Composição Órgãos do Palácio Nacional de Mafra 2017”, promovido pelo Ministério da Cultura e pelo Município de Mafra, assim como a apresentação do livro “Órgãos Históricos Mafra”, com textos de João Vaz e fotografias de Luís Ramos.

 

Integrando-se no programa de comemorações dos 20 anos da European Cities of Historical Organs e também dos 300 anos do lançamento da primeira pedra do Real Edifício de Mafra, o Festival Internacional de Órgão de Mafra é uma organização do Município de Mafra e da ECHO, com o apoio do Palácio Nacional de Mafra e da Vigararia de Mafra.

 

Os concertos têm entrada gratuita, sendo que, no caso da Basílica do Palácio Nacional de Mafra, esta é sujeita a reserva através dos seguintes contactos telefónicos: 261 817 550 ou 261 817 170.