Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

FESTIVAL JOVENS MUSICOS 2014 - DE 24 A 26 DE SETEMBRO NA GULBENKIAN

De 24 a 26 de setembro na Gulbenkian

FESTIVAL JOVENS MÚSICOS COM TRANSMISSÃO NA ANTENA 2 E NA RTP2

O Festival Jovens Músicos está de regresso, pelo quarto ano consecutivo, para dar a conhecer um notável conjunto de jovens músicos distinguidos na 28ª edição do PJM. A Antena 2 irá transmitir em direto todos os concertos dos três dias do evento. A RTP2, à semelhança da edição anterior, irá transmitir o concerto da Grande Final PJM (dia 24, às 19h00) e o Concerto de Gala ( dia 26, às 21h30).

Este ano, estiveram a concurso as seguintes categorias: A - Solistas, níveis médio e superior; B - Música de Câmara, nível médio e superior; C – solista, Acordeão, nível superior.

O júri, presidido pela Profª Teresa de Macedo e vice presidido pelo Maestro Alberto Roque, atribuiu o 1º prémio aos seguintes músicos e agrupamentos:

-       Ana Madalena de Azeredo Ribeiro, Violino, nível superior

-       Horácio Almeida Gonçalves Ferreira, Clarinete, nível superior

-       Daniel Rodriguez Hart, Piano, nível superior

-       João Diogo Rosas Leitão, Guitarra, nível superior

-       Carolina Edna Gonçalves Fernandes, Trompa, nível médio

-       Catarina Malcata Rebelo, Harpa, nível médio

-       Trio Portucalense, Música de Câmara, nível superior

-       Duo de Percussões da Metropolitana, Música de Câmara, nível médio

Entre os dias 24 e 26 de Setembro, no Auditório da Fundação Calouste Gulbenkian, o Grupo RTP, especial a Antena 2, volta a marcar a diferença, organizando um festival com uma dimensão e projeção sem precedentes no panorama musical português e que oferece aos nossos jovens músicos a visibilidade que já provaram merecer.

Com o inestimável apoio da Fundação Calouste Gulbenkian, durante três intensos dias preenchidos com recitais e debates – todos eventos com entrada livre - será dado palco aos músicos premiados nas várias categorias que estiveram a concurso, bem como a alguns músicos consagrados em edições anteriores do PJM, e que poderemos ouvir como solistas ou integrados nos agrupamentos e orquestras que se associaram a este evento. Entre os músicos antigos laureados convidados, destacam-se as participações do violoncelista Filipe Quaresma, do saxofonista Hélder Alves, o oboísta Guilherme Sousa – laureado com o Prémio Jovem Músico do Ano na edição de 2013, e o maestro Pedro Carneiro, que irá dirigir pela primeira vez a Orquestra Gulbenkian nos concertos de abertura e fecho do Festival.

Participam também neste evento, o Grupo de Percussão Drumming, liderado por Miquel Bernat; a Camerata Nov’Arte, dirigida por Luís Carvalho; a Orquestra Estágio Gulbenkian, formada por jovens estudantes em vários Conservatórios e Escolas de música nacionais, e dirigida pelo jovem maestro Jan Wierzba; a Camerata Atlântica, liderada por Ana Beatriz Manzanilla;  e ainda o Trio Pessoa e o Sforzanduo.

Num programa plural, abrangendo diferentes épocas, serão ouvidas obras de compositores tão diversos como Bartok, Beethoven, Brahms, Copland, Debussy, Dvorak, Freitas Branco, Ibert, Mário Laginha, Lutoslawski, Philipe Manoury, Respighi, Rodrigo, Saint-Saëns, Strauss, Tchaikovsky, e Villa-Lobos, entre muitos outros.

Este é, também, um Festival fortemente dedicado à música portuguesa, com especial destaque para novas criações assinadas por jovens compositores nacionais. Destaca-se, entre outras, a primeira audição absoluta da obra sinfónica vencedora da 3ª edição do Concurso de Composição SPA – Antena 2, escrita por Daniel Davis, e que será executada pela primeira vez no Concerto de Gala, interpretada pela Orquestra Gulbenkian.

Destaca-se, ainda, um conjunto de três painéis de debates dedicados a temas relevantes do ensino, prática e promoção da música em Portugal, moderados por André Cunha-Leal, Bernardo Mariano e João Almeida.

PROGRAMA DO EVENTO

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.