Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

Festival Les Siestes lança cartaz da edição de 2023

Cartaz - Les Siestes Coimbra 2023 (1).jpeg

O jardim da Casa das Artes Bissaya Barreto recebe o festival Les Siestes nos dias 8, 9 e 10 de setembro. Uma aventura pela música experimental com entrada livre. A programação da quarta edição em Coimbra conta com Oqbqbo, Nze Nze, Usof, Maria da Rocha, Patrícia Brito, King Kami, Dame Area e Nazar.

 

Na sexta-feira, a DJ portuense Patrícia Brito abre o festival com uma seleção musical que  divaga pelo largo espectro do ambiente de sonoridades exploratórias assim como da electrónica mais underground. De seguida, King Kami incendeia o jardim, transformado em pista de dança, com as suas misturas de funk, electro e as mil ramificações da bass music. 

 

No sábado, a violinista Maria da Rocha provoca o choque entre a música clássica e a contemporânea através de delicadas paisagens de drone e noise. A dupla explosiva Dame Area cruza sintetizadores e percussão num momento de puro tribalismo industrial. A fechar a noite, Nazar apresenta a sua interpretação do kuduro, tingida de glitches e samples intensos. O produtor angolano chama-lhe “rough kuduro”, uma reflexão sobre o impacto da guerra civil na construção identitária do seu país.

 

Domingo começa com Usof, artista agitador da capital cujas criações no espectro da música ambient materializam um espaço de fragilidade, reflexão coletiva e ansiedade partilhada. Depois, Nze Nze, a fusão dos artistas por trás de Sacred Lodge e UVB76, manifestam a sua visão distópica do futuro. Um intenso ritual com cânticos guturais e ritmos possuídos, do trio recentemente incluído na prestigiada seleção da SHAPE Platform. Oqbqbo, artista com lançamentos na editora dinamarquesa, Posh Isolation, é a responsável por encerrar o festival. Conhecida pelas suas produções suaves e envolventes, Oqbqbo estreia-se em Coimbra, em formato DJ set.

 

À semelhança de edições anteriores, o festival Les Siestes Coimbra mantém a sua relação estreita com várias instituições locais. Na abertura de cada um dos dias de Festival, a Rádio Baixa ficará a cargo de curar o palco que recebe o público, com DJ sets de artistas locais.

 

Criado em Toulouse, em 2002, o festival Les Siestes pretende levar a jardins nos centros das cidades de todo o mundo, uma programação comprometida com o futuro da música. Sempre com entrada livre, o festival já passou por metrópoles como Buenos Aires, Riga, Seul, Conacri, Cairo e Quioto. Regressa a Portugal para a quarta edição em Coimbra, nos dias 8, 9 e 10 de setembro.